domingo, agosto 18, 2013

O PRODUTOR PORTUGUÊS JOAQUIM PINTO, PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO -"E AGORA ? LEMBRA-ME"(2013)













“E agora? Lembra-me” (2013) de Joaquim Pinto é, como descreve o próprio trailer, um reflexão sobre o tempo e a memória. Joaquim Pinto, o realizador, (con)vive com o VIH e o vírus da hepatite C há quase 20 anos. “E Agora?” é o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para combater o vírus da hepatite C. 

Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a discordância e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e passados, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem. Nuno Leonel, marido, namorado, companheiro de jornada e de luta, que se esconde e se mostra, que apoia, que é pilar, mais do que amor, mais do que suporte, numa imensidão de uma relação a dois.


O filme tem estado em destaque na imprensa internacional. Em Portugal, foi capa do suplemento Ípsilon, publicado no Público na passada sexta-feira.
Galardoado hoje com o Prémio Especial do Júri e o do Júri Jovem do Festival  de Locarno, viu o prémio máximo ir para "Historia de la meva mort",  de Albert Serra. 

 Produtor de João César Monteiro, Teresa Villaverde ou José Álvaro de  Morais, Joaquim Pinto é realizador de obras como "Porca Miséria" (2007),  "Moleque de rua" (1997), "Das tripas coração" (1992) e "Uma pedra no bolso"  (1988). 
Depois de Locarno, o filme de Joaquim Pinto, produzido pela CRIM, será  apresentado no festival Queer, em setembro, em Lisboa. 

O Leopardo de Ouro, a mais alta distinção do certame, foi para o filme  "Historia de la meva mort", de Albert Serra. O filme do realizador espanhol,  com mais de duas horas de duração, junta as personagens Drácula e Casanova.
O Leopardo de Prata para a Melhor Realização foi para o sul-coreano  Hong Sangsoo pelo filme "U ri sunhi", sobre uma jovem e a forma como ela  vê os três homens que amou, adianta a AFP. 
O filme norte-americano "Short Term 12", realizado por Destin Cretton,  recebeu três prémios, entre eles, o Leopardo de Prata para a Melhor Atriz  que distingue o trabalho de Brie Larson. 
"Tableu noir", do suíço Yves Yersin recebeu uma Menção Especial do Júri  Internacional, assim como o Prémio Ambiente, entregue pelo Júri Jovem. 
  

Exemplo de luta e sobrevivência, Joaquim Pinto, tem toda a nossa admiração...  









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...