sábado, agosto 10, 2013

MIGUEL CLARO, JOVEM ASTROFOTÓGRAFO PORTUGUÊS, PREMIADO PELA NASA, E NÃO SÓ...










Depois de ter recebido, em maio, um prémio internacional na competição The World At Night, o português, astrofotógrafo e astrónomo amador Miguel Claro tem agora uma das suas imagens publicada como "Fotografia do Dia" no portal “Earth Science” da NASA.


A fotografia publicada na NASA foi conseguida no Alentejo, após uma exposição de 3h30, no passado dia 1 de julho. A imagem é uma combinação de 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia. Esta imagem encontra-se inserida no início da mensagem, em duas versões: a versão original e a versão original legendada pelo próprio autor Miguel Claro. 



Esta fotografia foi ainda galardoada com a menção honrosa como “Notable photo”, no InternacionalEarth and Sky Photo Contest 2013, organizado pelo TWAN (The World at Night), um dos concursos mais importantes do mundo em astrofotografia e que recebeu este ano mais de 700 imagens submetidas por fotógrafos de todo o mundo, espalhados por 45 países diferentes.

Fotografias premiadas de Miguel Claro

O membro do juri David Malin, um dos pioneiros na fotografia científica e um dos fotógrafos mais conceituados e premiados até hoje, referiu que: “The 685 entries the judges examined (twice the 2012 judged images) represent some of the best TAWN-style photographs ever gathered together in one place.”

" O TWAN publicou um vídeo impressionante com as imagens vencedores e as menções honrosas Notable Photos, na qual se encontra esta minha foto que tive o grande prazer de captar, na primeira reserva do mundo a ser distinguida como Star Light Tourim Destination, refiro-me ao nosso Dark Sky Alqueva", declarou o jovem astrofotógrafo no seu site oficial na internet .

No blog “AstroPT”, onde colabora, Miguel Claro começa por explicar: “Num repentino olhar, mesmo de um astrónomo experiente, não é possível percecionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada ‘Estrela Polar’”.

1- Miguel Claro e Oleg Ivanovsky, promotor do projeto "Sputnik" .                              2- Livro de Miguel Claro sobre Astrofotografia .


No entanto, acrescenta: “Numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.



Miguel Claro já viu muitas das suas imagens publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais de Astronomia. 
As suas imagens pretendem revelar a indissociável 
ligação existente entre o Céu e a Terra.












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...