terça-feira, março 01, 2016

WORLD PRESS PHOTO CONTEST 2016 - Principais Vencedores




Ao longo de 59 anos, o concurso World Press Photo tem incentivado os mais altos padrões do fotojornalismo. Formado em 1955, quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso para mostrarem os seus trabalhos a colegas de outros países, tornou-se num concurso anual e também num dos mais prestigiados prémios de fotojornalismo e multimédia em todo o mundo.
Cria uma ponte entre os profissionais e o público em geral. Com o anúncio dos vencedores faz manchetes que divulga, de modo que o papel do fotojornalismo de excelência é visto por um público que atinge centenas de milhões de espectadores.

Todas as fotografias premiadas são exibidas numa exposição que viaja por 45 países ao longo de um ano, e é publicada no anuário do World Press Photo. Mais de dois milhões de pessoas deslocam-se a uma centena de locais diferentes, para aí verem as imagens expostas,  publicadas em sete línguas e distribuídas por todo o mundo.

World Press Photo Contest 2016- 1.º Prémio: "World Photo of the Year 2016"
O júri do concurso é constituído por especialistas em fotojornalismo que representam as diversas vertentes da profissão, e um secretário que não tem direito de voto no processo de julgamento. Os membros do júri são diferentes todos os anos, e operam de forma independente.

O arquivo resultante das imagens vencedoras, não é apenas um recorde de mais de meio século de história humana, mas é também uma mostra dos diferentes estilos de fotojornalismo.
Nesta 59.ª edição do Concurso, o júri atribuiu o prémio de fotografia do ano, na categoria Spot News a uma imagem do fotógrafo australiano   Warren Richardson, tirada em agosto de 2015.

"No início nós olhamos para esta foto e sabíamos que era importante. Ela teve tal poder por causa da sua simplicidade, especialmente o simbolismo do arame farpado. Nós pensamos que tinha quase tudo lá para dar um visual forte do que está acontecendo com os refugiados. Eu acho que é uma foto muito clássica, e, ao mesmo tempo, é intemporal. Retrata uma situação, mas a forma como ela é feita é um clássico no maior sentido da palavra ", segundo a opinião de Francis Kohn, diretor fotográfico da Agence France-Presse e membro do júri deste ano.

A crise dos refugiados dominou as fotos concorrentes, com imagem após imagem de refugiados chegando às margens do Sul da Europa, especialmente da Grécia, os refugiados que andam em grupos pequenos e grandes, multidões de refugiados bloqueados nas fronteiras, amontoados em comboios, entrando em confronto com a polícia. A guerra na Síria, os ataques ocorridos em Paris em janeiro e novembro, o devastador terremoto no Nepal e os confrontos nos Estados Unidos desencadeados por tiroteios policiais concluem as apresentações.

Nesta 59.ª edição do World Press Photo Contest, foram selecionados 82,951 fotos feitas por 5.775 fotógrafos de 128 países diferentes.

PRINCIPAIS VENCEDORES

CATEGORIAS:


Spot News-World Press Photo of the Year 2016-1.ºPrémio, singles
Fotografia:Warren RichardsonAustrália.
Um homem passa um bebé através da cerca na fronteira húngaro-sérvia em Röszke, Hungria, 28 de agosto de 2015.Warren Richardson é um fotojornalista freelancer, que trabalha atualmente na Europa Oriental.

Questões Contemporâneas-1.ºPrémio, singles  
Fotografia: Zhang Lei, 10 de dezembro de 2015
Uma cidade no norte da China envolta em neblina: Tianjin, China.

Questões Contemporâneas- 1.º Prémio, histórias 
Fotografia:"Talibés, moderno-dia Slaves" Mario CruzPortugal,18 de maio de 2015.
Abdoulaye, 15, é um taliban preso numa sala com barras de segurança para o impedir de fugir.
A série retrata a situação dos talibans, meninos que vivem em escolas islâmicas conhecidas como escolas corânicas no Senegal. Sob o pretexto de receber uma educação corânica, são forçados a mendigar nas ruas, enquanto os seus responsáveis ​​religiosos, ou Marabout , recolhem os seus ganhos diários. Muitas vezes vivem na miséria e são abusados e espancados.

Vida Cotidiana- 1.ºPrémio, singles 
Fotografia: Kevin Frayer, Carvão Addiction da China, 26 de novembro de 2015.
Uma história de forte dependência da queima de carvão para a energia, que tornou a China a fonte de quase um terço do dióxido de carbono total mundial de emissões (CO2), os poluentes tóxicos amplamente citados por cientistas e ambientalistas como a principal causa do aquecimento global.

Notícias Gerais- 1.º Prémio, singles 
Fotografia: Mauricio Lima (nasceu e cresceu em São Paulo, Brasil)
Um médico esfrega pomada sobre as queimaduras de Jacob, um lutador de 16 anos de idade Estado Islâmico, na frente de um cartaz de Abdullah Ocalan, líder preso do Partido dos Trabalhadores do Curdistão,  num complexo hospitalar YPG dos arredores de Hasaka, Síria.  1 de agosto de 2015
Projetos de longo prazo- 1.ºPrémio, histórias 
Fotografia: Mary F. Calvert. EUA. Agressão sexual nas forças armadas dos Estados Unidos
21 de março de 2014. US Spc do exército, Natasha Schuette, 21, foi pressionada a não denunciar  que está a ser agredida pelo seu sargento instrutor durante o treino básico em Fort Jackson, Carolina do Sul. Embora ela fosse ameaçada por instrutores coniventes, o sargento Louis Corral cumpre  agora quatro anos de prisão pela sua agressão  e de mais quatro outras estagiárias . O Exército dos EUA  recompensou Natasha pela sua coragem de denunciar o seu ataque de assédio sexual, distribuindo um vídeo relatando a sua história, como exemplo. Natasha está agora colocada em Fort Bragg, Carolina do Norte.
No momento, apenas um em cada dez casos relatados de violência sexual vai a julgamento e  vitimas sobreviventes destes estupros  são forçadas a abandonar o serviço militar. Estas vítimas sofrem os efeitos do  Trauma Sexual Militar, (MST), que inclui depressão, abuso de substâncias, paranóia e sentimentos de isolamento.
Natureza- 1.ºPrémio, singles
Fotografia: Rohan Kelly, Austrália. Storm Bond em Bondi Beach. Um enorme 'tsunami nuvem "paira sobre Sydney enquanto um banhista lê, ignorando a nuvem que se aproxima de Bondi Beach.
Pessoas- 1.ºPrémio, singles
Fotografia: Matic Zorman. Eslovénia. 7 de outubro de 2015 Uma criança é coberta com uma capa de chuva enquanto espera na fila para se registar num campo de refugiados em Preševo, Sérvia.
Desporto- 1.ºPrémio, singles
Fotografia: Christian Walgram, Áustria
8 de fevereiro de 2015. Ondrej Banco da República Checa cai durante a corrida downhill do Alpine Combinado no Campeonato Mundial FIS em Beaver Creek, Colorado, EUA.
Saiba mais:




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...