domingo, agosto 21, 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011 - MADRID




"...A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores,
responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
(sec. Beatus J. Paulus II)


Em 1986, pela primeira vez, o Papa João Paulo II, reuniu jovens de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro em torno do sucessor de Pedro, uma festa de Fé, de Alegria e Solidariedade que desafia cada um de nós a ser testemunha de Cristo e sinal de esperança, na nossa sociedade .
Logotipo da Jornada Mundial da Juventude 2011

A jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos de Igreja Católica para os jovens e com os jovens. O Papa reúne, assim, os  jovens de todo o mundo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre os continentes, povos e culturas.

Inspirado noutros grandes encontros de jovens ocorridos em 1983 e 1984, João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.
Chegada do Papa Bento XVI a Quatro Ventos

Sendo celebradas anualmente, em intervalos de dois ou três anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas ou mesmo milhões, do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses espalhadas pelo mundo. Para cada jornada, o Santo Padre sugere um tema.

Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus. Na sua última edição na Alemanha, reuniu um milhão de jovens, número largamente superado por esta Jornada de Madrid 2011, onde se estima terem estado presentes cerca de milhão e meio de pessoas.
Momento da entrga da Cruz da JMJ aos jovens
brasileiros

A cruz de madeira de 3,8 metros que é hoje um ícone das JMJs, foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal da Basílica de São Pedro durante o Ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 19849).  No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II entregou essa cruz, como símbolo do amor de Cristo pela humanidade, aos jovens do Centro Juvenil Internacional de São Lourenço em Roma, representantes de toda a juventude.

Desde 1984, ano da primeira Jornada, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. 

Em 2003 o  Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um ícone antigo e sagrado, encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, Santa Maria Maior.

O Papa Bento XVI continuando o legado da seu antecessor, falou na entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos, no Domingo de Ramos de 2006. Então sublinhou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.
Missa em Quatro Ventos

"Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos, quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valoriza-la e medita-la em seu coração como ela fez com a sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso "sim" ao Senhor ao viver "a obediência da fé". Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus".

Esta Jornada da Juventude 2011, em Madrid, tem constituído um êxito e delírio por parte da multidão dos jovens, que se calcula ultrapassarem o milhão e meio.

Na impossibilidade física de referir tudo nesta mensagem, assinalarei as cerimónias deste domingo, último dia da JMJ, com os vídeos que inseri e que documentam largamente todo o êxito e euforia  deste evento, do qual a família real espanhola sempre participou. Após a Missa de encerramento realizada em Quatro Ventos o Santo Padre anunciou o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, como o país e cidade escolhidos para o próximo evento em 2013. Foi um delírio por parte dos jovens brasileiros, que receberam, do Santo Padre, a Cruz e o Ícone de Maria, símbolos da próxima JMJ. 
Jornada Mundial da Juventude 2011

Seguidamente teve lugar a cerimónia de despedida do Santo Padre, já no aeroporto e com a participação do rei de Espanha, que proferiu um longo e cordial discurso de despedida. Discurso este que o Papa Bento XVI retribuiu, como forma de agradecimento à nação espanhola, pela maneira calorosa como acolheu mais esta Jornada Mundial da Juventude 2011.

E nós, quando seremos os felizes contemplados com a presença deste evento?
Com um Portugal tão carente, certamente seria uma benesse...
Fica-nos a esperança.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...