quinta-feira, abril 21, 2016

OS GLORIOSOS 90 ANOS DA RAINHA ISABEL II DE INGLATERRA







Elizabeth Alexandra Mary, ou Isabel Alexandra Maria, nasceu a 21 de Abril de 1926, em Londres, faz esta quinta-feira 90 anos. O Reino Unido celebra o aniversário de uma figura excecional.

Quando Isabel II nasceu, Estaline era secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética. Portugal estava a poucos dias da revolução de 28 de Maio, que ditou o fim da I República e abriu caminho à ditadura que, mais tarde, levaria Salazar ao poder. Na América, Thomas Edison defendia as virtudes do cinema mudo; o mágico Houdini passava hora e meia debaixo de água; Al Capone espalhava o terror em Chicago. Mussolini sobrevivia a dois ataques violentos em Itália. Henry Ford revolucionava a indústria, ao anunciar uma semana de cinco dias com oito horas diárias de trabalho para os seus funcionários. Babe Ruth deslumbrava os fãs de baseball. Na velha Inglaterra, Stanley Baldwin era o conservador que liderava o governo britânico pela segunda vez - e ainda voltaria a Downing Street para um terceiro mandato.

O rei era Jorge V, avô de Isabel. 



Filha do Príncipe Alberto, Duque de Iorque, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon, não era suposto ter chegado ao trono britânico. Mas o tio, Eduardo VIII, abdicou para se casar com a atriz americana Wallis Simpson – cujo estatuo de divorciada impedia a união do casal, em Inglaterra. Não havendo filhos, o irmão, ‘Bertie’ viu-se coroado com o nome de Jorge VI.
Em 1952, a sua morte prematura pôs Isabel II à frente do Reino Unido. Tinha 25 anos e estava casada há cinco com Filipe, príncipe grego que se naturalizou britânico e a quem o pai de Isabel concedera o título de duque de Edimburgo.  

Isabel II é a rainha mais velha em atividade e tem um dos reinados mais longos da história – já lá vão 64 anos.   A sua visita a Portugal em 1957, foi uma viagem que a própria monarca classificou como "a segunda lua de mel" com o marido, Filipe.   





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...