segunda-feira, dezembro 01, 2014

O PRÉMIO SAKHAROV 2014 FOI ATRIBUÍDO AO MÉDICO DR. DENIS MUKWEGE, DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO








O ginecologista congolês  Dr. Denis Mukwege foi o vencedor do Prémio Sakharov 2014, galardão instituído pelo Parlamento Europeu, que premeia a liberdade de pensamento e a defesa dos direitos humanos, ao ginecologista congolês Denis Mukwege, especializado no tratamento de mulheres vítimas de violência em África.

Especializado no tratamento de vítimas de violações na República Democrática do Congo, o médico foi escolhido pelos líderes dos grupos políticos presentes no Parlamento Europeu e pelo presidente da instituição.


Os outros candidatos finalistas foram o movimento ativista ucraniano Euromaidan e a defensora dos direitos humanos azeri Leyla Yunus.

Denis Mukwege foi alvo de uma tentativa de homicídio em outubro de 2012 e fundou um hospital para cuidar das mulheres vítimas de violação.

Num mundo dominado por vários conflitos armados, a violação é considerada uma arma de guerra, mas coube a Mukwege ajudar as vítimas do seu próprio país. 

Em 1998, o médico fundou o Hospital Panzi, em Bukavu, numa altura em que a República Democrática do Congo era assolada por uma guerra. E é por lá que ainda hoje trata vítimas de violência sexual.

Os números ajudam a entender a obra de Mukwege: em maio de 2011, o American Journal of Public Health dizia que pelo menos 1,100 mulheres eram agredidas sexualmente por dia na RDC e, ao todo, Mukwege terá tratado mais de 30 mil mulheres.

A guerra naquele país pode estar oficialmente terminada, mas o conflito armado permanece real na parte leste do país, com ataques contra civis e violações em gang – o espanhol ABC fala em mais 5 milhões de mortos desde 1998. 

Apesar de deslocar-se com frequência para o estrangeiro com o intuito de promover os direitos das mulheres, Mukwege continua a realizar operações dois dias por semana.









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...