terça-feira, dezembro 16, 2014

BANHO DE SANGUE EM PESHAWAR- Ataque Terrorista no Paquistão, hoje








Os números ainda não estão confirmados pelas autoridades paquistanesas, mas os últimos dados recolhidos pelas agências noticiosas apontam para as mortes de mais de uma centena de pessoas, entre as quais 82 crianças. Há ainda dezenas de feridos encaminhados para os hospitais, muitos em estado grave.
No interior da escola militar de Peshawar estariam cerca de 500 alunos, quando um grupo de pelo menos cinco ou seis homens armados, disfarçados com uniformes militares, ali entrou. Eram 10h30 (hora local).


De acordo com testemunhas, os taliban avançaram para um auditório onde decorria um treino de primeiros socorros para alunos e começaram a disparar. Os alunos terão tentado fugir para salas de aula, onde também decorriam exames, mas os atacantes começaram a “entrar nas salas, uma a uma, a disparar”, segundo declarou  Mudassir Awan, um funcionário da escola.

As forças militares paquistanesas chegaram rapidamente ao local e iniciaram uma troca de tiros com os atacantes.  O ataque prolongou-se por várias horas. Não se sabe como os homens armados conseguiram entrar numa escola militar.
Os mais recentes relatos do local falam de “pelo menos três explosões” e uma intensa troca de tiros entre atacantes e militares.
Imediatamente reivindicado pelo Movimento Taliban do Paquistão (TTP), o principal grupo rebelde islamita do país, este movimento afirmou ainda que foi a forma de vingar a ofensiva militar Zarb-e-Azb, lançada contra os taliban naquela região e na qual terão sido mortos centenas de combatentes taliban.

Este ataque é um dos mais sangrentos cometidos pelo TTP, um grupo próximo da Al Qaeda, que combate o Governo desde 2007. É também um dos mais fortes simbolicamente, porque ataca os filhos dos soldados e oficiais rivais.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, denominou este massacre na escola como uma “tragédia nacional”.


As reações chegaram de todo o mundo.
O presidente francês François Holland insurgiu-se contra o que chamou "ataque ignóbil" e o primeiro-ministro britânico David Cameron confessou-se "chocado". A Índia, país vizinho e tradicional rival do Paquistão, condenou firmemente o ataque através do primeiro-ministro Narendra Modi, que o considerou "desumano e duma indescritível brutalidade".

Por sua vez, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai confessou-se “dilacerada” com este ataque realizado pelos taliban:
“Um ataque atroz e vil. Estou dilacerada com este ato de terrorismo absurdo e impiedoso”, afirmou.

Malala, foi ela própria também vítima dos taliban, quando estes atacaram um autocarro em que seguia, atingindo-a com um tiro na cabeça, numa ação de retaliação pela luta que Malala defende em prol dos direitos à educação das jovens paquistanesas. Esta ação valeu-lhe a conquista do Prémio Nobel da Paz 2014.



Hoje, este evento que ocasionalmente pude acompanhar em direto nos canais televisivos, ensombrou o resto do meu dia…






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...