segunda-feira, dezembro 08, 2014

HÁ SEMPRE MAIS UM CONTO DE NATAL...- Lenda da Flor de Natal (Poinsétia)











A Poinsétia, também conhecida como a  flor de natal ou estrela-do-natal, é uma planta muito utlizada para fins decorativos, especialmente nesta época do Natal, devido à sua cor vermelha.

Terá sido talvez a partir do século XVII que a planta começa a ter um significado natalício, quando frades franciscanos começaram a utilizá-la numa procissão desta quadra, designada por “Festa de Santa Pesebre”. As brácteas vermelhas começaram a ser associadas simbolicamente, pela sua forma, à estrela de Belém.


O seu nome poinsétia (poinsettia, em inglês), deriva do nome de Joel Roberts Poinsett, que foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México. Impressionado pelas cores das brácteas, Poinsett enviou alguns exemplares em 1829 para a estufa de sua casa, onde se desenvolveram com facilidade.

Originária do México e América do Norte, é todavia a lenda mexicana acerca desta planta que se tornou a mais popular.

Conta que uma menina de nome Pepita, não sabendo o que oferecer ao Menino Jesus na missa do Natal, expôs assim o seu problema ao seu primo Pedro. Seu companheiro no caminho para a Igreja, Pedro consola Pepita, e diz-lhe que aos olhos de Deus, não importa o valor da oferta,  e que o que interessa é a intenção desta. Entretanto, Pepita vai colhendo plantas no caminho, como um último recurso…


Quando chega à Igreja, vê a pobreza da sua oferta e chora… mas mesmo assim oferece as plantas. Então. perante o espanto de toda a congregação reunida no templo, as folhas dos ramos tingiram-se de uma cor brilhante e vermelha transformando  o seu simples e humilde presente em algo lindo e impressionante. Logo o povo local considerou isso um milagre e mensagem de Jesus.

Desde então a planta nasce espontaneamente na região, as flores de natal, irrompem do chão molhado, pelas lágrimas puras e inocentes derramadas pela menina Pepita.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...