segunda-feira, julho 29, 2013

PRÉMIO ABEL MANTA DE PINTURA 2013 - 5.ª Edição












Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de Outubro de 1888, e frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 mudou-se para Paris, onde continuou a sua formação artística e começou a expor. Regressou a Lisboa em 1925. Em 1926 lecionou numa escola técnica na cidade do Funchal, mas de volta a Lisboa, no ano seguinte, cas0u com Clementina Carneiro de Moura. Em 1928 nasceu o seu único filho João Abel Manta. 

"Constructiones in Monasterium" - Gil Maia

Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. 


Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.


O Prémio Abel Manta de Pintura visa promover as artes e os artistas plásticos e proporciona a apresentação pública dos trabalhos a concurso. O prémio tem o valor global de 5000,00 euros e tem uma periodicidade bienal.



Este ano, Gil Maia foi o vencedor da 5ª Edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2013, com a sua obra  “Constructiones in Monasterium” 

 O segundo e terceiros lugares foram atribuídos pelo júri, a Catarina Skoglund com a obra “SDG D3.01.12” e a “Sem Título” de Maria do Céu Crispim, respetivamente.

"SDG D3.01.12" - Catarina Skoglund


O júri, constituído por Isabel Manta, Luís Serpa, Fernando Bugalho e Eduardo Mota, avaliaram 117 obras de 78 artistas plásticos. Para além dos três primeiros lugares. 


Selecionaram ainda, 28 pinturas entre todas as obras a concurso, que ficarão expostas ao público, no Museu Abel Manta, de 9 de Agosto (sexta-feira das Festas do Senhor do Calvário) a 28 de Setembro.


"Sem Título" - Maria do Céu Crispim



As artes plásticas são um elemento chave da programação cultural do Município de Gouveia, terra natal do pintor.


Elemento este materializado através das ações do Museu Municipal Arte Moderna Abel Manta, que presta homenagem a um dos grandes vultos das artes plásticas em Portugal - Abel Manta. 












"Natureza Morta"- Abel Manta



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...