segunda-feira, julho 22, 2013

PAPA FRANCISCO NO BRASIL - 28.ªJornada Mundial da Juventude Rio 2013








"Há homens que são como as velas:  
sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros..."
(Padre António Vieira)





O Papa Francisco pede aos católicos do mundo que o acompanhem espiritualmente ao Brasil e se asssociem à "semana da juventude". 
Antes da sua partida, durante a  benção do último Angelus deste domingo, o papa reuniu os de fiéis na Praça de São Pedro. Abençoou a multidão e dirigindo-se especialmente aos jovens, de novo abençoou o seu caminho assim como o dos fiéis que se deslocam para estes eventos.

O jornal fancês Le Monde,dedicou a sua manchete de domingo à visita do Papa Francisco ao Brasil. Com o título "Francisco, um papa não conformista num Brasil em ebulição", o diário ressalta que o pontífice chega ao país no meio de uma onda de protestos que toma as ruas brasileiras desde Junho contra a corrupção, o custo de vida e os gastos públicos com a Copa de 2014.
Para o jornal francês esta viagem deverá levar Francisco, cujo pontificado é já focado na área social, a tornar-se o porta-voz dos que vivem á margem da globalização.


O Monde, diz ainda que o primeiro destino internacional do papa tem tudo a ver com as suas preocupações, com problemas de pobreza, desigualdade social e a necessidade de a Igreja investir na evangelização. 

Já o jornal Le Figaro, ressalta a importância crescente da América Latina para a Igreja Católica, lembrando a origem argentina do pontífice. Segundo ele, a escolha do papa confirma que o centro de gravidade da igreja romana deixou de ser o norte e se tornou o sul do planeta. É mais um a insistir na dura missão dos católicos, sobretudo no Brasil, de reconquistar fiéis perdidos para igrejas evangélicas, que apelida de "correntes sectárias correspondentes às necessidades emocionais e que oferecem serviços concretos".

É neste ambiente de protestos que se espalharam rapidamente pelas cidades brasileiras, deixando  todo o mundo perplexo, desde a classe política aos dirigentes, passando pelos analistas, "desgovernados" perante estes manifestantes que exigem ser dissociados de partidos, que o Papa Francisco chegará ao Brasil. 


A um ano das próximas eleições presidenciais, o mundo olha com preocupação a reação da classe política brasileira a estas manifestações que alastram por todo o país e fora dele, e qual a sua repercussão no atual governo. Para o cidadão comum brasileiro, os protestos criaram uma situação nova no Brasil e é preciso uma reflexão nova no funcionamento da política atual. O cientista político, admite que os políticos brasileiros não estavam preparados para ver o povo nas ruas, e ficaram perplexos com a dimensão que os protestos tomaram.

Estas manifestações que agitam o Brasil, começaram com a reivindicação da diminuição do valor dos bilhetes nos transportes públicos, mas rapidamente se alastraram a muitos outros temas que sufocam os brasileiros, como a ausência de serviços de qualidade, a corrupção ou os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo. Entretanto, o movimento declara-se apartidário, pretende que as urnas não são o único modo de reivindicar direitos, provocando uma situação de possível descrença dos participantes na política brasileira mas que, segundo alguns especialistas, pode ao mesmo tempo enfraquecer a mobilização.


Entretanto o Vaticano garantiu que não se preocupa com a segurança e a possibilidade de manifestações hostis durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, para participar da 28.ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Durante esta estadia o pontífice vai deslocar-se, por várias vezes, em jipe aberto. "Para estar mais perto dos fiéis", segundo o desejo de Francisco, que quer estar em contacto com a multidão. Mais uma "dor de cabeça" para a segurança do Vaticano...

"Sabemos que os protestos não são dirigidos contra o Papa e contra Igreja", declarou o padre Lombardi, representante do Vaticano, numa entrevista à comunicação social.


O Vaticano concedeu "indulgência plenária", a remissão dos pecados, a todos os fiéis "que participem com devoção nos rituais sagrados e exercícios piedosos que acontecerão no Rio de Janeiro", durante esta 28.ª Jornada Mundial da Juventude, que se inicia amanhã, 23 de Julho.




BEM HAJA, PAPA FRANCISCO!










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...