segunda-feira, outubro 15, 2012

PRÉMIOS NOBEL 2012 - Premiados











 O Prémio Nobel, criado pelo químico  e industrial sueco Alfred Nobel, é entregue anualmente, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do seu criador, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade. Os prémios são custeados pelos rendimentos oriundos do legado de Alfred Nobel, recursos privados, e o prémio Economia é custeado pelo Banco Central da Suécia de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. Este banco nada tem a ver com a fundação.
Os prémios são, desde 1902, entregues pelo rei da Suécia, com exceção do Nobel da Paz, que continua a ser entregue em Oslo, numa cerimónia presidida pelo rei da Noruega.




PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA:
Este ano a Academia Sueca anunciou o professor da Universidade de Kyoto, Shinya Yamanaca, de 79 anos, e o pesquisador inglês John Gurdon, do Instituto Gurson de Cambridge, de 50 anos, vencedores do Prémio Nobel da Medicina de 2012. O seu estudo sobre as células tronco pluripotentes induzidas descobriu que as células adultas podem ser transformadas em células tronco de qualquer tipo e que, por isso, um dia poderá servir para reparar órgãos danificados.





PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA:
O francês Serge Haroche e o americano David Wineland são os vencedores do Prémio Nobel da Física de 2012. Criaram maneiras de medir partículas quânticas indivisíveis sem as destruir, questão que os físicos consideravam impossível de resolver.





PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA:
O pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes da Universidade de Duke, Robert J. Lefkowwitz, e Brian Kobika, da Universidade de Stanford, são anunciados como venceores do Prémio Nobel da Química 2012. Aos 69 e 57 anos, respetivamente, eles descobriram o funcionamento dos receptores da proteína G, que permite às células responderem a estímulos químicos, a exemplos dos surtos de adrenalina.





PRÉMIO NOBEL DA ECONOMIA:
O Prémio Nobel da Economia 2012 foi atribuído aos norte-americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley, anunciou hoje a Academia Sueca das Ciências. O prémio foi entregue pela aplicação prática da teoria económica dos mercados.




PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA E PRÉMIO NOBEL DA PAZ:
O escritor Mo Yan foi o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2012, tornando-se assim no primeiro chinês a conseguir essa honra. Para especialistas e eruditos chineses, o facto é considerado como um marco do reconhecimento à literatura de língua chinesa espalhada pelo mundo. As suas obras são caracterizadas pela emoção profunda e complexa em relação à sua terra natal, patente na sua obra agora galardoada, "Big Breasts and Wipe Hips", entre outras.

A União Europeia (UE) foi agraciada nesta sexta feira com o Prémio Nobel da Paz  2012. As justificativas foram as conquistas para o avanço da paz e reconciliação na Europa, assim como o estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no continente. De acordo com os responsáveis pelo prémio, o maior "êxito" da UE foi fazer "a paz, a democracia e os direitos humanos" germinarem na Europa, e que a "guerra continental", em referência à Segunda Guerra Mundial, acabasse na "paz continental".


 Numa altura de crise profunda, não posso senão desejar que a UE, agora de parabéns, cumpra  as suas intenções de paz e a dignidade humana, equitativamente em todos os seus países-membros.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...