segunda-feira, outubro 22, 2012

HALLOWEEN - Ele aí Está...(31 de Outubro de 2012)











Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens. Só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha no início. Além disso, foi sendo incorporada, pouco a pouco, toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Tradições Medievais do Halloween

Entre os elementos acrescidos, surge o costume dos "disfarces", por exemplo, muito possivelmente nascido em França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra, e a peste bubónica dizimou perto de metade da população do Continente, e espalhou assim, entre os católicos, um grande temor e preocupação com a morte.

As missas da festa dos Fiéis Defuntos multiplicaram-se, e deram origem ao aparecimento de muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, e bastantes dessas representações foram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Máscaras do Halloween

Alguns fiéis dotados de um espírito mais burlesco, tinham o costume de ornamentar, na véspera da festa de finados, as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a o túmulo: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses e leprosos, fiéis ao princípio de que afinal a morte não respeita ninguém. Também se fizeram representações cénicas, com pessoas  disfarçadas de personalidades famosas, personificando a morte, à qual ninguém escapava.

Jack O´Lantern

Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob a ameaça de fazer uma travessura ("trick or treat", doçura ou travessura), teve a sua origem em Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700).

Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos direitos legais e não podiam exercer qualquer cargo público. Além disso, foram-lhes infligidas multas pesadas e impostos  altos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.

Produto dessa perseguição foi ainda a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como "Gunpowder Plot" (Conspiração da Pólvora), consistia em fazer explodir o Parlamento, matando o rei e assim dar início  a uma revolta dos católicos oprimidos.

A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado a guardar pólvora em sua casa, sendo por isso imediatamente enforcado .

Cartaz do Filme "Halloween"

Em pouco tempo a data converteu-se numa grande festa em Inglaterra (que perdura até hoje). Muitos protestantes celebravam-na usando máscaras e visitando as casas dos católicos para lhes exigir cerveja e bolos, dizendo ao mesmo tempo, as palavras: "trick or treat", (doçuras ou travessuras).

Mais tarde a comemoração do dia do Guy Fawkes chegou à América, levada pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo-a com a festa do Halloween, anteriormente introduzida no país pelos emigrantes irlandeses.

Assim, é fácil chegar à conclusão de que a atual festa do Halloween é um produto resultante da mescla de muitas tradições, importadas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas, de modo peculiar, na sua cultura.

Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween, enquanto, infelizmente, desaparecem muitas das tradições locais.

É oportuno referir aqui que a celebração do dia 31 de outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista.


"Trick or Treat"

Hollywood produz vários filmes, entre os quais se destaca a série "Halloween", na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições à sua exibição, acabam por ser vistos por crianças e geram nelas o medo e uma ideia errada da sociedade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal.

Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros produtos comercializados por ocasião desta festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, não faltando as imprescindíveis abóboras iluminadas, representativas do mítico "Jack O'Lantern" (Jack o Lanterna).


Máscaras Infantis e Juvenis do Halloween




Mas isto não reflete a realidade pagã, e hoje são sobretudo os jovens e as crianças que se reúnem e se mascaram com adornos típicos desta ocasião e celebram o Halloween como mais um motivo de diversão, num espírito muito semelhante ao carnavalesco.



Por isso, aproveitem o que de bom esta festa pode proporcionar: convívio e muita alegria. 

Divirtam-se!





FELIZ HALLOWEEN!


Dia das Bruxas

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...