O último herdeiro real solteiro da Europa casou-se na passada sexta feira com uma condessa belga, no Luxemburgo. Guilherme, de 30 anos, primeiro na linha de sucessão ao trono luxemburguês, celebrou a união civil com Stéphanie de Lannoy, de 28 anos.
O jovem casal está junto desde 2009, e anunciaram o seu noivado em 2011. Mais velho de cinco irmãos, Guilherme é também princípe de Nassau e de Bourbon-Parma. A cerimónia religiosa teve lugar na Catedral de Notre-Dame do Luxemburgo, pelas 11 horas, celebrando um casamento que contou com a presença de centenas de representantes das principais casas reais da Europa e do resto do mundo, com excepção da coroa britânica, que se fez representar pelo princípe Eduardo, o filho mais novo da rainha Isabel II.
O Luxemburgo é um grão ducado com apenas meio milhão de habitantes, onde 16% da população são portugueses. As manifestações de regozijo estão bem patentes em declarações proferidas pelos cidadãos do pequeno país: "Pensamos que é um acontecimento a que se pode assistir uma vez ou duas vezes na vida. É muito interessante, é muito harmonioso. Podem crer que estamos mesmo muito emocionados".
Depois de terem casado pelo civil, na passada sexta feira, Guilherme e Stéphanie celebraram o seu casamento religioso na Catedral de Notre-Dame do Luxemburgo.
O grão duque Guilherme chegou com a mãe, a grã-duquesa Teresa, e Stéphanie Lannoy chegou, cinco minutos depois, pela mão do irmão, o conde Jean de Lannoy, uma vez que o seu pai, o conde Philippe de Lannoy, se encontra doente.
Com um sorriso tímido, a noiva entrou na Catedral com um vestido desenhado por Ellie Saab e usando uma tiara da família Lannoy, já utilizada por suas irmãs e cunhadas, quando dos respetivos casamentos. A noiva teve como damas de honor, a princesa Alexandra, irmã de Guilherme, e Antonia Hamilton, sobrinha da de Stéphanie.
Fica ainda um apontamento curioso: uma das leituras da celebração religiosa nupcial foi lida em português por SAR Dona Isabel, duquesa de Bragança, de Portugal.
PARABÉNS AO REAL CASAL!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário