sábado, fevereiro 11, 2012

WORLD PRESS PHOTO OF THE YEAR 2012 - Premiados






Há mais de 55 anos que o concurso World Press Photo tem incentivado os mais altos padrões do fotojornalismo. Este concurso cria uma ponte entre os profissionais e o público em geral. Como o anúncio dos vencedores faz manchetes em todo o mundo, torna assim o papel do fotojornalismo de importância crescente perante uma plateia de centenas de milhões de pessoas.

Samuel Aranda
Todas as fotografias premiadas são reunidas numa exposição que ao longo de um ano viaja para 45 países, e é publicada no anuário da World Press. Este anuário é visitado por mais de dois milhões de pessoas  que se deslocam a uma centena de locais diferentes para ver as imagens, e o anuário da World Press é publicado em sete idiomas e distribuído em todo o mundo.

Este ano a foto vencedora do concurso World Press Photo of The Year foi "Pietà", do fotógrafo espanhol Samuel Aranda, e que ilustra o cabeçalho desta publicação. Esta foto mostra uma mulher com um parente ferido nos braços, dentro de uma mesquita usada como um hospital de campanha, por manifestantes contra o governo do presidente Ali Abdullah Saleh, durante confrontos em Sanaa, Iémen, em 15 de outubro de 2011.

O autor desta foto, Samuel Aranda, nasceu em 1979 em Santa Coloma de Gramanet, Barcelona, Espanha. Aos 19 anos começou a trabalhar como fotojornalista para El Pais e El Periodico de Catalunya. Alguns anos mais tarde viajou para o Médio Oriente para cobrir o conflito Israel-Palestina para a agência espanhola EFE. Em 2004 juntou-se à agência France Presse, abrangendo múltiplos conflitos e questões sociais em Espanha, Paquistão, Gaza, Líbano, Iraque, territórios palestinos, Marrocos e o Saara Ocidental.

Júri do concurso World Press Photo of the Year 2012

O concurso é julgado por especialistas de renome em jornalismo visual que representam vários aspectos da profissão. A composição do júri é alterada de ano para ano, cada um opera de modo independente, e um secretário não tem garantias de voto no equilíbrio do processo eleitoral, que será sobretudo justo e imparcial.

Este arquivo não visa somente reunir imagens de mais de meio século de história humana, mas é também uma montra de estilos sucessivos de fotojornalismo. Os vencedores do 55.º concurso World Press Photo of The Year foram anunciados numa conferência de imprensa, realizada a 10 de fevereiro passado.



As fotos que se seguem são, a seguir à foto vencedora "Pietà" de Samuel Aranda, algumas de entre as que mais impressionaram o júri do concurso, e igualmente mais divulgadas:


MUBARAK STEPS DOWN, General News, 1st prize singles, Alex Majoli. Grito de protesto dos manifestantes na Praça Tahrir, no Cairo, depois de escutarem o discurso no qual o presidente egípcio Hosni Mubarak afirmou não abandonar o poder. 10 de fevereiro de 2011.

BATTLE FOR LIBYA, General News, 1st prize stories, Rémi Ochlik. Um soldado rebelde repousa sob a bandeira rebelde, no meio do campo de batalha da cidade petrolífera Ras Lanouf na Libya. 11 de Março de 2011. 

TSUNAMI, People in theNews, 1st prize stories, Yasuyoshi Chiba. Nozomi Sabanai, junto com sua irmã, admiram o espetáculo de um catamaran projetado para o topo de um edifício pelo tsunami, na cidade de Otsuchi, Japan. 16 de Abril de 2011.

RONMAM CHAMPIONSHIPS, Sports, 1st prize singles, Donald Miralle. Praticantes de triatlo nadam sobre um cardume de peixes, no início do Ford Ironman World Championship 2011 em Kalua Bay in Kona, no Hawaii. 9 de outubro de 2011.

NORTH KOREA, Daily Life, 1st prize singles, Damir Sagolj. Foto do norte coreano Kim II-sung, que ornamenta um edifício na capital  Pyongyang. 5 de outubro de 2011.

NEVER LET YOU GO, Daily Life, 1st prize stories, Alejandro Kirchuk. Marcos traz flores para a sepultura de sua mulher, no dia do seu aniversário. Monica faleceu no seu apartamento, nos braços de Marcos, quando este se preparava para lhe mudar a fralda. Marcos desloca-se, pelo menos uma vez por mês ao cemitério, para a visitar. Marcos, 89, e Monica ,87, foram casados e residiram no seu apartamento em Buenos Aires, Argentina, durante 65 anos. Em 2007, Alzheimer foi diagnosticado a Monica. A partir deste momento, o marido dedicou toda a sua vida a tomar conta dela. 9 de outubro de 2011.

INTERROGATION ROOM, Portraits, 1st prize stories, Donald Weber. Interior de um sala de interrogatórios na Ucrânia. 1 de abril de 2011.

MARIA, Contemporany Issues, 1st prize singles, Brent Stirton. Consumidora de droga e prostituta, num quarto que aluga para receber clientes, na Ucrânia, Maria injeta-se diariamente e recebe vários clientes por semana, mas afirma que continua HIV-Negativa. Defende que necessita do dinheiro para se sustentar, assim como os seus hábitos de droga e a sua filha de nove anos. 31 de agosto de 2011



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...