quarta-feira, fevereiro 15, 2012

SPORT LISBOA E BENFICA - Património de Portugal










O SportLisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. O seu ecletismo, historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos maiores clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guiness, o Benfica é atualmente o clube do mundo com maior número de sócios ativos. 

Sport Lisboa e Benfica de 1904

Segundo fontes não oficiais o clube tinha, no final de Março de 2011, cerca de 235.000 sócios com quotas em dia, o que mais uma vez lhe valeu a revalidação de Maior Clube do Mundo. O seu sócio n.º1, José Oliveira, festejou o seu 100.º aniversário em Setembro de 2011. Foi com a idade de 11 anos que se tornou sócio do Benfica, já lá vão 90 anos. 

E como todos os grandes clubes, o Benfica possui várias claques de adeptos. As principais são os "No Name Boys" e os "Diabos Vermelhos, embora também haja outras claques mais pequenas, como o "Grupo Manks". Todavia, nenhum destes grupos está legalizado nem manifestou desejo de o fazer.

Considerado pela IFFHS como o melhor clube europeu do século XX, foi eleito pela FIFA o 12.º maior clube de futebol do século XX, e o melhor entre os clubes portugueses. Segundo a BBDO, a marca Benfica ocupava, em 2007, a 17.ª posição das marcas de futebol mais valiosas da Europa.

Plantel Atual

A principal modalidade do clube é o futebol, mas distingue-se também noutras, como o andebol, o basquetebol, o futsal, hóquei em patins, voleibol entre outras. Nos seus equipamentos utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, até há pouco tempo chamada Vitória.

No futebol, conquistou o seu último título de campeão nacional na época de 2009/10, no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2-1) com golos de Óscar Cardozo que foi assim o melhor marcador dessa época. Este foi o 32.º campeonato do clube, o que faz com que este seja o melhor registo em Portugal.
Como tem sido largamente divulgado no historial do Benfica, foi a 28 de fevereiro de 1904, que um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (a atual Casa Pia) de onde se destacava Cosme Damião, criou nas traseiras da Farmácia Franco, em Belém, o Sport Lisboa, com uma única secção, a do futebol. Nessa reunião histórica, ficou estipulado que o clube recém criado jogaria com as cores  vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto "E Pluribus Unum".

Eusébio da Silva Ferreira
O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feteira, mas os tempos não foram fáceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting, o que deu origem a uma rivalidade que perdura até aos dias de hoje e que em 1908, contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, clube sobretudo dedicado ao ciclismo, facto que originou o emblema atual (com a introdução da roda da bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica.

Após vencer a sua primeira Taça de Portugal em 1940, no início dos anos 40, o Benfica muda-se definitivamente do Estádio das Amoreiras, anteriormente adquirido, para o Campo Grande. Foi neste campo que o Benfica lutou contra o domínio do Sporting. No ciclismo, é de destacar a importância de José Maria Nicolau, vencedor de duas edições da Volta a Portugal na década de 1930 e que de camisola encarnada espalhou a admiração pelo clube, por todo o país. Ainda na década de 1940, o Benfica é campeão por três vezes, em 1942, 1943 e 1945, e conquista a Taça de Portugal em quatro ocasiões: 1940, 1943, 1944 e 1948.

Foi em 1950 que o Benfica atingiu o seu primeiro feito internacional com a conquista da Taça Latina. O clube encarnado foi o único clube português a ter ganho esta prestigiosa competição, considerada como predecessora da Taça dos Campeões Europeus, como consta na lista de honra da FIFA.

Em 1954 chega um momento vital na história do clube: com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz, inicialmente com capacidade para 30.000 espectadores e onde jogou até 2003. Com campo próprio e a chegada do treinador Otto Glória, que introduz o profissionalismo em toda a estrutura encarnada e adota treinos inovadores em Portugal, o Benfica começa a fazer frente ao domínio sportinguista. Em 1954/55 o Benfica conquista o Campeonato, pondo assim  um ponto final à liderança de quatro anos do Sporting.

Estádio da Luz
Na década de 50, o Benfica vence três Campeonatos Nacionais e seis Taças de Portugal. Em 1957 faz a terceira dobradinha da sua História e participa pela primeira vez na Taça dos Campeões Europeus. Nas modalidades, o clube cria as secções de boxe, badmington, patinagem artística e caça submarina.

Em 1960 foi acrescentado o terceiro anel ao Estádio da Luz, aumentando assim a sua capacidade para 70.000 espectadores, ao mesmo tempo que acontece a chegada do novo treinador húngaro, vindo do rival FC PORTO, Béla Guttman, que teve um impacto imediato. Com Béla Guttman, o Benfica conquistou 2 Campeonatos de Portugal, 1 Taça de Portugal e 2 Taças dos Campeões Europeus. Nesta época, o melhor marcador benfiquista foi o capitão José Águas, com onze golos.

Rui Costa, Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira

Porém, no ano seguinte, o Benfica não vai além do terceiro lugar no Campeonato, mas vence a Taça de Portugal e chega à final da Taça dos Campeões Europeus. Já com Eusébio na equipa, o Benfica recupera de dois golos de desvantagem no marcador, para vencer o Real Madrid, por 5-3, com dois golos sensacionais do Pantera Negra. O Benfica sagrou-se assim bicampeão da Europa.

Contudo, no final desta partida, Béla Guttman resolve sair do Benfica e lançar a famosa maldição: "Nos próximos 100 anos, o Benfica não voltará a ser campeão europeu". Infelizmente esta maldição pareceu resultar, uma vez que o Benfica não voltou a ser campeão europeu, apesar de ter marcado presença em várias finais.

Em 1972 e 1973, o Benfica torna-se no mais perfeito campeão da história do futebol português. 28 vitótias, dois empates, zero derrotas, 101 golos marcados e apenas 13 sofridos, num primeiro campeonato invicto da história do futebol português. Mas terminados os três anos dourados do treinador Jimmy Hagan, o acontecimento da Revolução dos Cravos, contribuiu para mergulhar o Benfica em plena depressão  financeira, tal como o próprio país.

Benfica Campeão 2009/10

Depressão de que o Benfica só viria a libertar-se nos anos de reconstrução, depois da época de Eriksson, com a presidência de Manuel Vilarinho e depois  Luís Filipe Vieira. Com o treinador José Camacho o Benfica volta às vitórias, após um jejum de oito anos e simultâneamente inaugura o novo Estádio da Luz com capacidade para 65.000 espectadores. Época tristemente assinalada pelo triste falecimento de Miklos Fehér, enquanto envergava a camisola do Benfica numa partida em que defrontava o Vitória de Guimarães.

Entretanto os treinadores sucedem-se, Trapattoni, novamente Camacho, Quique Flores, que foi finalmente substituído já na época de 2009/10 por Jorge Jesus, que então treinava o Braga. Com o treinador Jorge Jesus chegam também jogadores como Saviola e Javi Garcia, comprados ao Real Madrid, Ramires comprado ao Cruzeiro e Fábio Coentrão, que se mantinha no plantel.

Sport Lisboa e Benfica - Sub 20
Quando a primeira metade da temporada terminou, após 15 partidas, o Benfica tinha onze vitórias, dois empates e apenas uma derrota. 

A partir desta altura, o Benfica entra numa era de vitórias, destacando o brilhantismo do jogador Óscar Cardozo, que nesta temporada se tornou o melhor marcador, com 26 golos.

Durante o Campeonato Português 2009/10, o Benfica teve um registo de 24 vitórias, quatro empates, quatro empates e duas derrotas, com 78 golos marcados e apenas 20 sofridos. 

Sendo o Campeão Português 2009/10, o Benfica garantiu a entrada direta na fase dos grupos da Liga dos Campeões 2010/11


O Benfica é o clube português com mais Campeonatos Nacionais (32), Taças de Portugal (24) e Taças da Liga (3).






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...