sábado, fevereiro 18, 2012

QUAIS OS LIMITES FÍSICOS DA HUMANIDADE? - Tentativa de Ultrapassar a Barreira do Som em Voo de Queda Livre












Um austríaco prepara-se prepara-se para bater vários recordes com décadas. Entre eles, o voo mais alto de balão tripulado e o salto mais alto de paraquedas. Se conseguir, será também a primeira pessoa a ultrapassar a barreira do som em queda livre, um salto a quase 37 quilómetros de altitude.

Félix Baumgartner e Joe Kittinger Apresentam o equipamento para a Prova

A cidade de Roswell, no Novo México, EUA, foi o local escolhido para a missão Redbull Stratos. De lá, o atleta austríaco de desportos radicais Félix Baumgartner tentará saltar de um balão na estratosfera a uma altitude de 36 mil metros e realizar uma queda livre capaz de bater todos os recordes, contando para isso com o apoio de uma equipa de cientistas aeroespaciais.

Baumgartner quer ser o primeiro o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som sem a proteção de uma aeronave, e ao mesmo tempo recolher dados nunca antes obtidos para o progresso da medicina. Depois dos testes numa câmara de pressão especial, no rio Texas, a missão passa agora para a sua fase  final e decisiva.

Cristo Rei, no Rio de Janeiro, e o World Financial Center , em Taipei

A escolha da cidade aconteceu devido às condições mais favoráveis. A área é muito povoada, possui algumas das melhores instalações para o lançamento de balões como este, e o tempo oferece boas condições de vento para que tudo seja feito com êxito.

A equipa do Red Bull Stratos realiza os últimos preparativos para a tentativa de superar o recorde da tentativa do coronel Joe Kittinger que perdura há 52 anos: uma queda livre de 31.333 metros durante o projeto histórico "Excelsior III", em 1960. Joe Kittinger é o conselheiro do projeto Red Bull Stratos desde o início, além de ser o mentor do atleta austríaco, de 41 anos.

Preparativos Finais da Missão

Félix Baumgartner já bateu recordes da B.A.S.E. Jump (as iniciais inglesas de edifícios, antenas, pontes e penhascos) em alguns dos locais espetaculares, como o World Financial Center T101 em Taipei, um dos edifícios mais altos do mundo. Também protagonizou um salto com menor altitude, quando saltou da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em 2003, BaumGartner usou asas de carbono atadas ao corpo, para se tornar no primeiro homem  a atravessar o Canal da Mancha, entre França e Inglaterra.

O salto a partir dos limites do espaço, no entanto, representa a entrada numa nova dimensão até para o próprio Baumgartner. É sem dúvida um passo arriscado em direção ao desconhecido. Uma equipa de técnicos e cientistas de renome passou os últimos cinco anos no estudo do desenvolvimento do equipamento e procedimentos necessários para assegurar o êxito e a segurança da missão.

A missão Red Bull Stratos pretende, de uma só vez, bater quatro recordes que já duram há mais de cinquenta anos: o voo mais alto de balão tripulado (36.000 metros), o salto mais alto de paraquedas, a primeira pessoa a ultrapassar a barreira do som em queda livre, e a queda livre de maior duração (cerca de cinco minutos e trinta segundos).


Testes Finais

A equipa irá compartilhar as suas descobertas e avanços nas áreas da aviação e aeroespacial com a comunidade científica de todo o mundo. A missão "Excelsior III" de Kittinger contribuiu muito para desenvolver pesquisas que levaram a melhorias na segurança pessoal em ambientes próximos do espaço, assim como no desenho apropriado de roupas espaciais. Os limites físicos da humanidade serão redefinidos com esta missão. A equipa espera conseguir avanços significativos para as ciências médicas e contribuir para a sobrevivência no espaço.

Para Baumgartner, consciente que a missão pode pôr em risco a sua própria vida, este projeto é muito mais do que mais uma tentativa de bater outro recorde: "Esta missão é antes de tudo um trabalho pioneiro. Talvez um dia as pessoas olhem para trás e digam que Félix Baumgartner e a equipa Red Bull Stratos ajudaram a aperfeiçoar os uniformes usados no espaço. Queremos atingir algo para a posteridade".








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...