domingo, julho 31, 2011

RON ATKINSON (Mr. BEAN) - Grandes Cómicos dos Últimos 100 Anos do Universo Cinematográfico (Parte IV)





Ron Atkinson Sebastien, nascido em 6 de Janeiro de 1955, é um comediante inglês, roteirista e ator. Tornou-se famoso pelo seu trabalho sobre a comédia satírica "Não é o Nine O'Clock Notícias", e os sitcoms "Blackadder", "Mr. Bean ( Sr.Feijão)" e "The Thin Blue Line". O Jornal The Observer considerou-o como um dos 50 melhores atores cómicos da comédia britânica, e em 2005 foi eleito pelos seus companheiros como um dos 50 melhores atores de comédia de sempre.
Mr. Bean em Férias na Praia 

Além de participações secundárias, Atkinson também teve sucesso como ator principal. O seu personagem televisivo Mr. Bean, também estreou no cinema em 1997 . E com Mr. Bean, fez dois filmes: a sequela "Mr. Bean em Férias", produzido em março de 2007 e em 2003 a  comedia cómica inspirada em James Bond, "Johnny English", cuja segunda parte deverá ser lançada durante este ano de 2011.

Mas a sua criação mais marcante, foi sem dúvida o infeliz e desajeitado personagem Mr. Bean, que o tornou mundialmente famoso. Este personagem deu origem a uma série televisiva de 14 episódios,  com a duração de cerca de meia hora cada episódio, e especialmente escrita para a televisão britânica. O episódio piloto foi transmitido pela ITV em 1 de Setembro de 1989, com o episódio "Goodnight Mr. Bean". O episódio final  "Cabelo em Londres, por Mr. Bean", foi gravado em vídeo em 15 de Novembro de 1995, mas só em 2006 foi transmitido no Reino Unido. Mais tarde esta série foi muito aumentada.
Desenho amimado de Mr. Bean

Baseado num personagem criado pelo próprio Atkinson enquanto estudante universitário, a série segue as aventuras de Mr. Bean, descrito por Atkinson como " uma criança no corpo de um homem adulto", na resolução de vários problemas ocasionados por tarefas diárias, muitas vezes causando fortes perturbações na resolução desses problemas. Mr. Bean raramente fala,  e o dito humor físico em grande parte da série surge das suas interações com outras pessoas e das soluções inusitadas que Mr. Bean aplica nas diversas resoluções dessas mesmas situações. A série foi influenciada por artistas cómicos como Jacques Tati e outro atores cómicos do cinema mudo.
Mr. Bean E Teddy

Durante a sua temporada de cinco anos, a série ganhou grandes índices de audiência no Reino Unido, incluindo 18,74 milhões para o episódio 1991 "The Trouble with Mr. Bean". A série foi alvo de uma série de prémios internacionais, incluindo a Rose d'Or. O show foi adquirido por cerca de 245 países em todo o mundo e foi aproveitado não só como desenho animado, como deu origem às duas longas metragens que anteriormente referi.

O personagem criado por Atkinson, é um palhaço egoísta e infantil que fabrica vários esquemas engenhosos nas tarefas do dia a dia. Vive sózinho num apartamento em Higsbury, no norte de Londres, veste quase sempre um casaco de tweed e usa uma gravata fina encarnada. Também costuma usar uma câmera digital, um relógio calculadora, que não gosta de perder. Mr. Bean raramente fala, e quando o faz geralmente são apenas murmúrios emitidos em voz baixa e cómica.
Mr. Bean e a namorada Irma Gobb

Mr. Bean interage com amigos, de entre os quais se conta Teddy, talvez o seu melhor amigo. Teddy é um urso de peluche, de cor castanho escuro feito de uma malha estranha, com os olhos de botões e braços de salsicha. Embora Teddy seja um boneco, Mr. Bean muitas vezes trata-o como um ser vivo, dando-lhe presentes, deitando-o à noite e acordando-o de manhã...

Mas uma das principais marcas deste personagem é o seu carro, o famoso Mini amarelo, com o qual as mais divertidas e conhecidas peripécias têm lugar: desde a original maneira como Bean o estaciona e arruma na garagem, à maneira como o conduz e a tantas outras hilarintes situações que este Mini vem a ocasionar durante os diversos episódios da série.
Mr. Bean e o seu Mini amarelo

Não posso deixar de fazer uma referência ao personagem de Irma Gobb, suposta namorada de Mr. Bean e que aparece numa série de episódios. Ela é relativamente desprezada por Bean, mas no entanto este, em diversas situações mostra-se ciumento quando a vê dançar com outro, parecendo tratar-se de qualquer coisa mais do que de uma simples amizade. Mesmo assim, esta relação vem a terminar, com o pretexto, por parte de Bean, de que Irma o conduz ao insucesso...
Esta paixão de Mr. Bean pelo seu Mini, parce ser reflexo da verdadeira paixão que Ron Atkinson professa por automóveis, sobretudo de corrida, e de gama muito alta.

Senhor de uma fortuna estimada em 100 milhões de libras, bem pode dar-se ao luxo de enriquecer a sua frota pessoal com um Aston Martin Vermelho e pelo menos um Rolls Royce,  afirmando que tem problemas sérios com a marca Porsche...





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...