quarta-feira, julho 27, 2011

ABBOTT E COSTELLO - Grandes Cómicos dos Últimos 100 Anos do Universo Cinematográfico (Parte III)






Abbott e Costello formam uma dupla cómica que teve origem nos Estados Unidos e se tornou célebre internacionalmente, com as suas performances humorísticas no cinema e na televisão. Bud Abbott era oriundo de uma família de artistas circenses e de "vaudeville", enquanto Lou Costello já havia trabalhado como duplo em filmes como os de Laurel & Hardy (1927) e outros nos anos 1920.

"Who's on First?"

A "gag" mais conhecida da dupla era a brincadeira com a frase "Who's on first?", utilizada mais recentemente no filme The Rain Man, como um mecanismo de defesa do personagem autista interpretada por Dustin Hofmann. Costello é quem dizia as piadas, enquanto Abbott as preparava . Apesar disso, quando foram lançados no cinema como uma dupla, o estúdio que os contratou preferiu colocar o nome de Abbott em primeiro lugar, Abbott e Costello, o que desagradou ao seu parceiro.

Bud Abbott nasceu em Asbury Park, New Jersey, em 21 de outubro de 1895, e faleceu em 24 de abril de 1974, em Woodland Hills, California. Lou Costello nasceu em Paterson, New Jersey, em 6 de março de 1906 e morreu em 3 de março de 1959, em East Los Angeles, California.

Série Comemorativa da dupla Abbott e Costello

Trabalharam como dupla, pela primeira vez, em 1935, no teatro burlesco Eltinge em Nova Yorque. De entre os artistas que faziam parte dos "sketches", estava a esposa de Abbott. Em 1938  apareceram num programa de rádio chamado The Kate Smith Hour, quando então fizeram a brincadeira com a frase "Who's on First?". Apresentaram este programa regularmente, durante dois anos. Em 1940 assinaram com a Universal Studios, para participarem no filme One Night in tht Tropics. Considerados já como uma dupla, tomaram conta dos palcos com os seus "sketches", incluindo "Who's on First?".

Já contratados a longo prazo. realizaram o segundo filme em 1941, Buck Privates (que teve uma sequência em 1947). A dupla faria mais de 30 filmes entre 1940 e 1956. Em muitos deles contracenaram com montros famosos dos Estúdios da Universal, como Frankenstein e o Homem Invisível. Em 1951, a dupla começou a apresentar-se na televisão, no programa The Colgate Comedy Hour, no qual outros artistas de sucesso como Dean Martin e Jerry Lewis também participavam. Durante 1952, lançaram para a televisão, episódios com uma duração de meia hora, que contituíram uma série chamada The Abbott and Costello Show, exibida por largos anos nas televisões mundiais.

Bud Abbott e Lou Costello

A partir da segunda metade dos anos de 1950 a popularidade da dupla começou a cair, sendo substituídos por Martin & Lewis e outros da preferência do público. Há quem acredite que essa decadência foi devida à superexposição da dupla e à repetição constante das piadas na rádio, televisão e cinema. Em 1955 a Universal rescindiu o contrato com a dupla, que em 1956 lançaria ainda um filme independente. Em 1959, depois de Lou filmar, sem Abbott, a comédia The 30 Foot Bride of Candy Rock, a dupla terminava definitivamente, com o falecimento de Costello, vítima de um ataque cardíaco, pouco antes de completar os 53 anos.

Bud Abbott tentou um retorno, sob uma profunda depressão, em 1960, mas apesar das críticas favoráveis que recebeu, acabou por sair, dizendo "Ninguém poderia viver para sempre, nem mesmo Lou". Após uma breve aparição a solo em 1961 e a criação de um personagem criado à sua imagem numa série de 156 minutos, Bud Abbott morreu de cancro em 24 de abril de 1974.

Em 2009, a dupla Abbott e Costello foi nomeada para o New Jersey Hall of Fame.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...