quarta-feira, julho 20, 2011

CHARLES CHAPLIN (1889-1977) - Grandes Cómicos dos Últimos 100 Anos do Universo Cinematográfico (Parte I)







"Creio no riso e nas lágrimas, como 
antídotos contra o ódio
e o terror..."
( Charles Chaplin)




Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 - Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso da mímica e da comédia pastelão.

Charles Chaplin em 1922

Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu produziu e financiou os seus próprios filmes, sendo fortemete influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um dos seus filmes. A sua carreira durou mais de 75 anos, como "entertainer", desde as suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatro do Reino Unido, durante a época Vitoriana, quase até à sua morte, aos 88 anos. A sua vida pública e privada  foi controversa e cheia de adulação. Em 1919, fundou a United Artists, juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith.

O seu personagem mais famoso foi The Tromp, conhecido como Charlot em França e no mundo francófono,  em Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Roménia e Turquia, e também como Carlitos ou O Vagabundo, no Brasil: um pobretão de maneiras refinadas e com a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto coçado, calças e sapatos desgastados e maiores do que o seu número, um chapéu de coco ou cartola, uma bengala de bambu e, como marca pessoal, um pequeno "bigode de broxa".
Charlie, o Vagabundo ou Charlot

Pela sua inigualável contribuição para o desenvolvimento da sétima arte, Chaplin tornou-se no cineasta mais homenageado de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Óscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Os seus pais eram artistas de music hall: o pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era vocalista e ator e a mãe, Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Chaplin, que tinha a particularidade de ser canhoto, aprendeu a cantar com os pais, que se separaram antes dele completar três anos de idade.

Após a separação, Chaplin foi deixado aos cuidados da mãe, que estava cada vez mais, emocionalmente instável.

Chaplin no filme O Grande Ditador

Um problema de laringe acabou com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. Seu pai, alcoólatra, tinha pouco contacto com o filho, apesar de Chaplin e do seu meio-irmão morarem durante um período de tempo com o pai e respectiva amante Louise, em Kensington Road 287, onde hoje existe uma placa comemorativa do facto. Com a morte do pai, vítima de cirrose, Chaplin foi enviado por Louise, amante do pai, para a Archbishop Temples Boys School, com cerca de doze anos de idade.

Depois da mãe de Chaplin ter sido novamente admitida no asilo, Charles acabou por, mais tarde, frequentar uma escola para pobres em Hanwell. Os jovens irmãos Chaplin começaram um relacionameto íntimo, a fim de sobreviverem. Ainda jovens, foram atraídos para o music hall, e ambos provaram ter grande talento A mãe de Chaplin morreu em 1928, em Hollywood, sete anos após ter sido levada para os Estados Unidos  por seus filhos.
Cena de Luzes da Ribalta, com Claire Bloom

A primeira tournée de Chaplin aos Estados Unidos aconteceu com o trupe de Fred Karno, entre 1910 e 1912. No final de 1913, a atuação de Chaplin foi eventualmente vista por Mark Sennett. Sennett contratou-o para o seu estúdio, a Keystone Film Company, pois precisavam de um substituto para Ford Sterling. Inicialmente Chaplin sentiu dificuldades em se adaptar ao estilo da Keystone, não tendo grande êxito, mas, após a sua estreia no cinema, com o filme Making a Living, Sennett percebeu que tinha cometido um grande erro e resolveu dar uma segunda oportunidade a Charlie.

Foi no estúdio da Keystone que Chaplin desenvolveu o seu personagem mais conhecido: o Vagabundo, também conhecido como Charlot. Os primeiros filmes de Chaplin, na Keystone, tinham a marca de Mack Sennett, uma comédia pastelão de gestos exagerados. Com o aparecimento do Vagabundo (Charlot), de gestos refinados, bengala e chapéu de coco, a comédia tornou-se mais subtil, mais adequada para farsas domésticas e românticas.

Chaplin em Luzes da Ribalta

O público da época adorou este novo comediante e Chaplin ofereceu-se de imediato para dirigir os seus próprios filmes. Durante o primeiro ano no ramo do cinema, fez 34 curtas metragens para Sennett, assim como a longa metragem Tillie's Punctured Romance.

O posicionamento político de Chaplin sempre foi esquerdista. Ridicularizando Mussolini e o fascismo, conseguiu com o seu filme O Ditador, nomeações para o Oscar do Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Banda Sonora e Melhor Roteiro Original. Durante a época do marcarthismo, Chaplin foi acusado de "atividades anti-americanas" como suposto comunista, e J. Edgard Hoover, através do FBI, tentou acabar com a residência de Chaplin nos Estados Unidos.

Em 1952, Chaplin deixou os Estados Unidos para o que originalmente parecia ser uma breve viagem ao Reino Unido destinada à estreia do seu filme Luzes da Ribalta em Londres. Hoover soube da viagem e negociou com o ServIço de Imigração a revogação do visto de Charlie, exilando-o do país. Então Chaplin decidiu permanecer na Europa, e escolheu Vevey, na Suíça, para morar.

Charles Chaplin em 1952

A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após   as estreias de: o Rei em Nova Iorque, com a intervenção do seu filho mais velho, Luzes da Ribalta, que pretendeu assumir como autobiografia, ao lado da atriz Claire Bloom, e  A Condessa Descalça, com a afamada Sofia Loren.

Após quatro casamentos dos quais teve onze filhos, Chaplin morreu aos 88 anos, em consequência de um derrame cerebral, no dia de Natal de 1977, em Corsier-sur-Vevey, Suíça. Foi sepultado no cemitério comunal.

No dia 1 de março de 1978, o seu corpo foi roubado por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro à família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do lago Léman, e retornado para o cemitério de Corsier-sur-Vevey. No mesmo cemitério, foi erguida uma estátua de bronze em homenagem a Chaplin.

Sepulturas de Charles Chaplin e sua esposa Oona O'Neill, em
Corsier-sur-Vevey

Em 1972, Charles Chaplin ganhou o Oscar de Melhor Banda Sonora, pelo filme Luzes da Ribalta, que foi também um grande sucesso. Chaplin também foi nomeado para o Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Ator pelo filme O Grande Ditador, em 1940, e viu os seus filmes Luzes da Cidade e Tempos Modernos serem considerados como dois dos melhores filmes de todos os tempos.

O segundo Oscar Honorário de Chaplin veio quarenta anos mais tarde, em 1972, e foi "pelo efeito incalculável que ele teve em tornar os filmes a forma de arte deste século".











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...