quinta-feira, abril 13, 2017

VIA CRUCIS OU VIA SACRA - SEMANA SANTA 2017






Via Sacra ou Via Crucis ( do latim Via Crucis, "caminho da cruz"), é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz, que vai do Pretório até ao Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até ao monte Calvário, meditando simultaneamente com a Paixão de Cristo.

Percurso da Via Sacra ou Via Crucis
Tal exercício, muito comum no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas ( do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século VI. 
O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a substituição de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos, por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou universal.

Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a Via Crucis ou Via Sacra. 

De entre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos, foram: Via Crucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do cardeal Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976, e são ainda conhecidas as Via Crucis de São Josemaria Escrivá  e a Via Crucis de Ernestina Champourcin, 1952.

O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos diversos Sumos Pontífices, uma vez que proporciona uma meditação frutuosa da Paixão de Jesus Cristo, Nosso Senhor.



VIA SACRA




Via Sacra ou Via Crucis

1. Jesus é condenado à morte

2. Jesus carrega a cruz às costas

3. Jesus cai pela primeira vez

4. Jesus encontra a sua Mãe

5. Simão Cirineu ajuda a Jesus

6. Verónica limpa o rosto de Jesus

7. Jesus cai pela segunda vez

8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

9. Terceira queda de Jesus

10. Jesus é despojado das suas vestes

11. Jesus é pregado na cruz

12. Jesus morre na cruz

13. Jesus morto nos braços de sua Mãe

14. Jesus é sepultado








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...