quinta-feira, novembro 24, 2016

NESTE NATAL, A DISNEY BRINDA CRIANÇAS E ADULTOS COM "VAIANA", O SEU PRIMEIRO FILME DIGITAL




Depois de dirigir A Princesa e o Sapo, Musker e Clements começaram a trabalhar numa adaptação de Mort de Terry Pratchett, mas problemas de direitos autorais impediu-os de continuar com esse projeto. Para evitar problemas semelhantes, apresentaram três novas ideias originais à Disney, e em 2011 começaram a desenvolver Moana. Este é o primeiro filme de Musker e Clement totalmente animado  por computador, e Moana Waialiki será a primeira princesa polinésia da Disney .

"Em Portugal, a Disney decidiu alterar o nome do filme intitulado 'Moana', nos EUA, para 'Vaiana' apenas para que este tenha um título único e se diferencie de outros serviços de entretenimento", adiantou fonte oficial da Disney Portugal. 
A reação de vários internautas a uma mudança tão grande não tem sido muito positiva, mas pesou na decisão o facto de "Moana" ser uma marca registada em vários países europeus - em Espanha, por exemplo, uma empresa de perfumaria detém o "Moana Bouquet".

Cartaz do filme

Em Itália, o título do filme será "Oceania", mas a personagem também se vai chamar Vaiana. A decisão terá sido tomada, referiram várias fontes no país, para evitar a associação a Moana Pozzi, uma famosa atriz pornográfica no final dos anos 1980 e início dos 1990, que faleceu em 1994 aos 33 anos. 

Uma das razões para a utilização de animação por computador é que o ambiente, incluindo o oceano, é muito mais beneficiado com o uso de CGI em oposição a uma animação tradicional. Os cineastas também sugeriram que a animação tridimensional por computador é bem adequada à "bela escultura" dos rostos das pessoas do Pacífico Sul. As tatuagens de Maui são desenhadas à mão.

Taika Waititi escreveu o argumento inicial para o filme. Versões subsequentes foram escritas por Pamela Ribon, Aaron Kandell e Jordan Kandell, e Jared Bush. Eric Goldberg trabalhou na animação.

Em 20 de outubro de 2014, a Disney anunciou que a data de lançamento de Moana seria em 2016. Duplos confirmados incluem Dwayne Johnson, anunciado em 4 de dezembro de 2014, como a voz de Maui. A cantora Dinah Jane Hansen do girl group Fifth Harmony fez testes para o papel de Moana, mas após inúmeras audições pelo Pacífico, a nativa do Havaí, Auli'i Cravalho, foi a escolha final para o papel da protagonista.

O personagem de Johnson é baseado em Māui, um dos mais importantes personagens da mitologia dos povos da Polinésia. Histórias sobre as suas viagens são contadas por praticamente todos os povos polinésios em todas as ilhas e regiões que habitam. Māui, na maioria dos casos, é caracterizado como um semideus, e algumas vezes como completamente divino. Nas histórias, possui um arpão mágico que usou para "pescar" as ilhas da Polinésia e deixá-las próximas umas das outras. Noutras versões, usou o arpão para "pescar" o Sol e desacelerar o seu percurso, criando o assim  o período de 24 horas.
Dwayne Johnson, o duplo do personagem, possui ancestralidade samoana. Sobre o filme, declarou: "É a minha herança. Eu sou, com muito orgulho, metade-samoano e metade-negro".

As canções do filme foram escritas por Opetaia Foa'i, Mark Mancina, e Lin-Manuel Miranda. A banda de Foa'i, Te Vaka, de música tradicional da Polinésia, tocou no filme. Dave Metzger conduziu e organizou a orquestra da banda sonora.

Moana foi revelado no calendário da Disney em março de 2014 como um filme sem título. Em 20 de outubro de 2014, a Disney anunciou oficialmente o filme e confirmou o seu lançamento para final de 2016. Em 10 de novembro, a Disney finalmente confirmou a data de lançamento para 23 de novembro de 2016 nos Estados Unidos, e 24 de novembro para os restantes países.
  


FICHA TÉCNICA:

Vaiana / Moana (2016)
Duração 113 minutos
Género Animação
Origem Estados Unidos da América
Estreia em Portugal 24 Nov. 2016
Classificação etária M/6
Distribuidor NOS Audiovisuais
Vozes Dwayne Johnson, Alan Tudyk, Auli'i Cravalho
Realização Ron Clements, John Musker
Produção Osnat Shurer
Argumento Ron Clements, John Musker, Taika Waititi






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...