quarta-feira, novembro 09, 2016

MORREU OLEG POPOV (1930-2016), "THE SUNSHINE CLOWN"





Morreu o sorriso da União Soviética. Aos oitenta e sete anos, o palhaço profissional com mais anos de atividade ainda andava em tournée pelo Sudoeste russo. O coração parou enquanto via televisão. Consta que terá morrido sem dor, sentado numa poltrona na quarta-feira da semana passada. Foi enterrado na Alemanha, onde estabeleceu residência desde a queda do Muro de Berlim, no final nos anos oitenta.

Oleg Konstantinovich Popov nasceu na antiga União Soviética no ano de 1930. Os seus pais não tinham qualquer atividade relacionada com o circo ou o entretenimento, eram uma família algo humilde.

Oleg Popov
Aos catorze anos, Oleg entrou na escola de circo de Moscovo e iniciou-se em truques de malabarismo e em equilibrismo na corda. Após cinco anos de aprendizagem intensiva, o jovem Oleg foi recrutado para a companhia de circo do Estado e a sua carreira começa. Em 1954, o palhaço que fazia de cabeça de cartaz da companhia sofreu uma lesão no braço e Popov tomou o seu lugar, nunca mais o largando até ao segundo dia deste novembro de 2016.

Em 1956, foi a cara de uma tournée internacional da companhia de circo estatal: a primeira viagem além-fronteiras, que visava levar ao resto do mundo uma imagem menos cinzenta do regime soviético. O pontual espírito de abertura sucedeu-se durante o período de liderança de Nikita Khrushchev. 
O destino foi a Europa Ocidental. As idas ao estrangeiro foram-se propagando e o protagonismo de Popov crescendo. O facto de o público russo preferir o entretenimento com animais e as plateias a Oeste darem prioridade a artistas como ele, terá contribuído para a sua ascensão no meio circense. Ainda o facto de o circo ter uma atividade altamente profissionalizada na Rússia, com formação desde tenra idade, e, à época, ser apenas um ofício familiar ou amador em França e Inglaterra, também fizeram de Popov uma exceção.

Oleg Popov foi, neste sentido, o embaixador mais sorridente da história da URSS, sendo estrela de companhia durante mais de três décadas consecutivas e recebendo a mais alta distinção cultural da União Soviética, a medalha de ‘Artista do Povo’, em 1969.
O seu estilo era marcado pela naturalidade cómica, pouco eufórica e quase dócil, como se nos conquistasse sem imposição. Tornou-se uma referência para arte circense, até aos dias de hoje.
A personagem de Popov, o seu palhaço-tipo, de peruca loira despenteada e nariz vermelho, mitificou-se. Popov era capaz de acrobacias, equilibrismos, malabarismos e mimíca. Esta última era a sua especialidade. 

O atual ministro da Cultura russo apresentou as suas condolências em comunicado oficial, considerando que Popov «havia conseguido criar esta imagem única de um palhaço excêntrico, capaz de iluminar (o circo) aparecendo apenas uma vez. Cada uma de suas atuações era uma festa».

Teresa Ricou, grande impulsionadora da escola Chapitô, foi uma das últimas pessoas a encontrar-se com Popov:
«Foi um grande contributo para o mundo do espetáculo de circo. Privei e participei muito com ele desde há cinquenta anos. Era um grande homem da comédia, do humor e do circo, do mundo dos palhaços, que é uma profissão», palavras da própria Ricou. «Era também um artista muito completo na sua performance. Simbolizava uma velha escola em que um palhaço tem que ter uma grande diversidade de técnicas. Nessa velha escola, da União Soviética, era uma última luz que vai ser díficil de reencontrar: não há muitos mais como ele e é uma enorme perda. A sua última graça era ter pintado o mindinho de uma mão para assinalar qual era a mão esquerda. Tomámos uma bebida há pouco tempo na Alemanha e estava ótimo», lamentou.

O espetáculo mais popular do seu início de carreira,  começava com
Popov numa tentativa de apanhar raios de sol. O gesto valeu-lhe o cognome de ‘Sunshine clown’ por parte da imprensa. 


Desde a semana passada, o circo perdeu o seu maior palhaço. E o mundo ficou com menos luz, um raio de sol.

Descanse em paz.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...