domingo, junho 19, 2016

UM POUCO MAIS DE PEDRO CHAGAS FREITAS: "PROMETO FALHAR"




A primeira vez que te vi foi na rua das sapatarias, estavas  impecável, mas deixaste cair um poema.
    ninguém é perfeito, nem tu, apeteceu-me logo ali agarrá-lo e devolver-to, mas faltou a coragem e acabei por ficar com ele para mim, há poemas que têm que ser guardados do mundo, toda a gente sabe disso ou se não sabe devia saber.
    pode mesmo morrer a poesia que haverá sempre poemas,
   os loucos riem daquilo que faz os outros chorarem, e ainda lhes chamam malucos,
    isto só para te dizer que sou maluco por ti e que te segui desde esse dia, tinha uma consulta no dentista mas não me parece importante dedicar~me a banalidades se há um poema para devolver e não se sabe como,
    (...) fazes de umas calças de ganga um vestido de gala e ao mesmo tempo uma minissaia sensual, deixa-me que te diga desde já.
     onde estás que preciso de te amar com urgência?
   procurei-te por todo o lado e nada, no escritório ninguém sabe de ti,
foi ontem e há muitos relatórios para fazer, haja responsabilidade, não é?
    os teus vizinhos não te viram sair,
   a última vez que a vi foi ontem à noite e pareceu-me estranha, tenho de confessar,
   onde estás que preciso de um motivo para viver?
  (...) afinal foste para uma ilha qualquer no meio do Pacífico e nem avisaste, quanto não vale ter amigos nas agências e tu seres a mulher mais inesquecível  do mundo?,
   não sei se voltas, na verdade, talvez seja a altura de renunciar, não te tenho aqui para te ver e não sei se será possível continuar a estar apaixonado por quem não me conhece, o que achas?
    os loucos vêem no impossível todos os motivos para continuar enquanto os outros vêem todos os motivos para desistir, e ainda lhes chamam malucos,
   isto só para dizer que sou maluco por ti e que o meu avião chega aí por volta das dez,
    esperas por mim com as calças da Levi's?,..
    e ela esperou,
    para maluco, maluco e meio, ou então dois,
    e viveram juntos para sempre, provavelmente felizes também,
    pode agora beijar a noiva, se quiser,
    ele quis, beijou-a, abraçou-a,
    e entregou-lhe finalmente o poema.

    PEDRO CHAGAS FREITAS
    (Prometo falhar)
     

   

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...