sexta-feira, junho 10, 2016

ORGULHOSAMENTE PORTUGUESA - DIA DE PORTUGAL, CAMÕES E COMUNIDADES ( 10 DE JUNHO DE 2016)









O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, é o dia feriado nacional em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia também dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país.

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no Terreiro do Paço, durante as manifestações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades 2016 

Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, foi celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses. Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal.

Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia.
O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direção de António de Oliveira Salazar. Foi a partir desta época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deveu-se bastante à cobertura dos meios de comunicação social.

Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho foi conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944.  A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.

Painel alusivo aos Lusíadas, em Ourém
Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978. Desde o ano 2013 a comunidade autónoma da Extremadura espanhola festeja também este dia.

A devoção ao Anjo da Guarda de Portugal, igualmente hoje celebrado, é ignorada por muitas pessoas. Todavia ela partilha oficialmente as celebrações deste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e também do Santo Anjo de Portugal.

Esta devoção surgiu de um pedido do rei D. Manuel I de Portugal. Foi o Papa Júlio II que, em 1504, instituiu a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho.
 A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas foi restaurada mais tarde por Pio XII , em 1952, quando mandou inserir esta devoção no Calendário Litúrgico português, conjuntamente com as comemorações do Dia de Portugal a 10 de junho.

Foi invocada pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a mesma deu uma tal vitória às forças de D. Afonso Henriques sobre os invasores muçulmanos, que proporcionou a D. Afonso Henriques o facto de se autoproclamar Rei de Portugal.

Desfile das Forças Armadas no Terreiro do Paço, durante as manifestações deste dia de Portugal, Camões e Comunidades.
Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia deixou escrito que, entre Abril e outubro de 1916, nas Aparições de Fátima, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da sua casa em Fátima (Ourém), convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo de Portugal".

Este ano, as comemorações do dia 10 de junho vão, pela primeira vez na história, estar divididas entre dois países, mas sempre junto dos portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa quer desta forma estar mais próximo dos cidadãos lusos e mostrar que a diáspora nacional não é esquecida, considerando “estranho” que “nunca ninguém tenha pensado” que estas cerimónias fazem sentido desta forma. 

Acrescentou ainda  que “não será uma vez sem sequência”, já que “pelo menos de dois em dois anos, o que significa três vezes no decurso do mandato de cinco anos, haverá celebração desta natureza junto das comunidades portuguesas”





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...