terça-feira, setembro 15, 2015

O CHILE RECORDOU, SEXTA FEIRA PASSADA, MAIS UM ANIVERSÁRIO DO GOLPE DE ESTADO QUE VITIMOU ALLENDE E TANTOS OUTROS...- 42.º aniversário do golpe de estado no Chile









Um mar de fotografias de vítimas da ditadura de Augusto Pinochet foi espalhado em frente ao palácio presidencial, em Santiago.

O Chile homenageou na passada sexta-feira dia 11, o golpe de Estado que derrubou em 1973 o governo de Salvador Allende instaurando a ditadura de Augusto Pinochet, ainda com dívidas na busca por verdade, justiça e reparação, afirmou a presidente chilena, Michelle Bachelet:

"Ainda faltam entes queridos cujos paradeiros desconhecemos, ainda existe verdade para conhecer e justiça para aplicar", disse a presidente de esquerda no Palácio de La Moneda, ao liderar a homenagem ao socialista Allende.

Isabel Allende
Bachelet pediu: “a Derrubada dos muros de silêncio que nos impedem de avançar, ainda há privilégios que o Chile de hoje em dia não tolera, a consciência do Chile exige que eles sejam superados. Eu me encarregarei de que o cumprimento da justiça seja igual para todos, é um compromisso inevitável que assumo pessoalmente”, acrescentou a presidente, que viveu na própria pele a repressão militar, no que pode ser um aceno para as vozes que pedem o encerramento da prisão especial.

A prisão, localizada a 50 km de Santiago, abriga uma centena de ex-membros das Forças Armadas condenados por sequestro, tortura e assassinato das mais de 3.200 vítimas fatais deixadas pela ditadura de Pinochet (1973-1990).

A senadora  e escritora Isabel Allende, filha do presidente deposto Salvador Allende, participou da manifestação em frente ao palácio presidencial, em Santiago.

Com a homenagem a Allende, que se suicidou em 11 de setembro de 1973, durante o bombardeio contra o  Palácio de La Moneda, o Chile viveu um dia preenchido pelos várias cerimónias em memória das vítimas da sangrenta ditadura de Pinochet. Incidentes que, quase  todos os anos, registam episódios sangrentos  na periferia de Santiago.


Pablo Neruda, Victor Jara e Salvador Allende







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...