quarta-feira, setembro 09, 2015

A INQUALIFICÁVEL TRAGÉDIA DE AUSCHWITZ VIVIDA POR HENRIQUE CYMERMAN







Para quem não sabe, o Alta Definição - programa de entrevistas da SIC apresentado por Daniel Oliveira - acabou de comemorar 5 anos de existência há duas semanas, para mim um dos programas mais interessantes e intimistas da televisão portuguesa.

Creio que desde 2009 os acompanho, praticamente na sua totalidade.

Tenho um "ritual" todos os Sábados que me faz ver o programa, mesmo que os convidados, por vezes, não me digam nada.

Sinceramente, há quem não goste do tipo de "jornalismo" (ou entretenimento) apresentado por ele. Que é muito “lamechas”, que é aborrecido, que ali até o Hitler conseguiria passar a imagem de boa pessoa. E é precisamente por isso que o programa é excelente. Pela capacidade que o Daniel tem de trazer ao de cima o melhor de cada figura pública, mesmo que, quem lá esteja, não nos seja particularmente simpático.

Mas esta entrevista sobre a inqualificável tragédia de Auschwitz certamente ficará na nossa memória, e por isso a partilho convosco. Aqui temos a reportagem, da autoria de Henrique Cymerman, de quem sou fã pelas suas reportagens de guerra. E recentemente, naquela hora, pudemos ficar a saber quem é que era o homem, e não o jornalista, que aparecia para, literalmente, dar o corpo às balas, colocando a sua vida em risco permanentemente.

Enfim. O Alta Definição acaba por ser uma enorme "pedrada no charco" na televisão portuguesa, porque foge às entrevistas "só porque sim". Quem critica a sua sensibilidade é porque, tendencialmente, prefere formatos mais cinzentos.


Serão essas pessoas capazes de saber o que dizem os seus olhos?




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...