terça-feira, janeiro 29, 2013

NOVA MAIOR ONDA SURFADA DO MUNDO? - Garrett McNamara repete a sua proeza de 2011, na Nazaré








 




A Praia do Norte, na Nazaré, é hoje o centro das atenções da comunidade internacional de surfistas. Tudo por causa de uma fotografia que, em apenas uma hora, já está a correr mundo e se arrisca a tornar-se uma das fotos do ano, na modalidade.
Na imagem, é possível ver o surfista Garrett McNamara numa onda gigante, que parece prestes a entrar terra adentro. 

No centro da foto, para além de McNamara, algumas pessoas, em terra, observam o feito, dando escala à dimensão da onda. A fotografia foi tirada por um fotógrafo portuense chamado Tó Mané e partilhada no Facebook do Billabong XXL, que premeia as grandes ondas a nível mundial.
No espaço de uma hora, a fotografia foi partilhada 5 mil vezes, recebendo o "gosto" de mais de 6 mil pessoas e albergando centenas de comentários a salientar a coragem do surfista.

Garrett McNamara e a Nazaré já não são propriamente "desconhecidos". Afinal de contas, foi aqui que o surfista havaiano conseguiu dominar, em 2011, uma onda de quase 30 metros, que o colocou no Livro do Guinnes, ano em que também se casou, na Nazaré. Este "big wave rider" já há muito conhece o fenómeno do "canhão da Nazaré" (uma falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros que possibilita a criação de ondas excepcionalmente grandes) e sempre que cá vem "ameaça" quebrar o seu próprio recorde. Espera-se, durante esta semana, ondas de grande dimensão naquela zona, pelo que ainda poderemos ver mais imagens similares a varrer a Internet nos próximos dias.
Não há ainda dados oficiais, mas imagem impressiona. Já foi pedida a ajuda de peritos internacionais para analisarem o tamanho da onda.

Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica já pediram a dois peritos, dos Estados Unidos, para certificarem o tamanho da onda, que McNamara surfou ontem.
«A equipa que acompanha Garrett McNamara entende que a onda surfada hoje é ainda maior do que a de 2011, mas para evitar que haja controvérsia pedimos a dois surfistas que fazem a certificação da competição “Billabong” que confirmem o tamanho da onda antes de falarmos em novo recorde», declarou  aos jornalistas o presidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, Miguel Sousinha. 


Vamos aguardar e olhar esta nova proeza de McNamara  …






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...