sexta-feira, janeiro 18, 2013

A QUEDA DE UM MITO - Lance Armstrong confessa...










O ciclista Lance Armstrong quebrou o silêncio. Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Armstrong admitiu o uso de substâncias proibidas, afirmam agências de notícias e jornais norte-americanos, baseados em fontes ligadas ao programa da apresentadora.
O ciclista e Oprah gravaram a entrevista num hotel na cidade de Austin, no Texas, na noite desta segunda-feira (14/01). Armstrong, outrora considerado o maior ciclista de todos os tempos, admitiu na entrevista que competiu dopado desde a metade da década de 90, incluindo todas as sete etapas da Volta da França que ele conquistou. Armstrong teria melhorado o seu rendimento usando testosterona, cortisona e eritropoietina, mais conhecida por EPO.

Lance Armstrong vencedor

Assim que terminou a gravação, Oprah publicou na sua conta do Twitter: "Acabei de passar duas horas e meia com Lance Armstrong. Ele estava preparado!" O jornal americano The New York Times publicou que Armstrong pretende testemunhar contra "várias pessoas poderosas do ciclismo". Suspeita-se que a União Ciclística Internacional (UCI) tinha conhecimento e acobertava o sistema de dopagem que envolvia a equipe em torno de Armstrong.
Segundo a imprensa, a estratégia do ciclista é colocar-se à disposição da Justiça americana e colaborar com as investigações na tentativa de diminuir a punição de exclusão do desporto e de prováveis julgamentos que estão por vir.

No controlo de anti-doping

Armstrong corre o risco de ser preso por falso testemunho perante os inquéritos feitos pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, em inglês). Caso semelhante levou a ex-pentacampeã olímpica Marion Jones a seis meses de prisão e 400 horas de trabalhos comunitários, em 2008.  
Nem Armstrong nem Oprah quiseram comentar o que foi dito na entrevista.


Carreira vencedora e fim trágico




Lance com o seu colega de equipa

A carreira de Armstrong alcançou patamares antes inimagináveis. Em 1992, classificou-se em 14º lugar nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Após os Jogos, torna-se ciclista profissional na sua primeira corrida, La Clasica de San Sebastian e termina em último lugar. Um ano mais tarde é campeão mundial e vence pela primeira vez uma etapa da Volta da França.

Porém, em 1996, o primeiro choque na vida do ciclista. A Armstrong é diagnosticado um cancro nos testículos  que se espalhou pelos pulmões e cérebro. É submetido a sessões de quimioterapia. No ano seguinte recomeça os treinos e funda a instituição Livestrong, que fornece apoio a vítimas de cancro.
Em 1999 começa a espectacular ascensão do atleta. O americano conquista a Volta da França por sete anos consecutivos, é considerado como o maior ciclista de todos os tempos.


Lance Armstrong na sua fundação de combate ao cancro Livestrong

Em 2004 começaram os rumores de que Armstrong pudesse estar a tomar substâncias dopantes.
Em 2005, no mesmo ano em que Armstrong anunciou a sua aposentadoria, o jornal desportivo francês L'Equipe divulgou que foram encontradas amostras de EPO em seis testes de urina do ciclista, feitos em 1999. Armstrong nega e a UCI declar0u o ciclista inocente, porque as contraprovas não foram tiradas nos padrões científicos exigidos. A Agência Mundial Antidoping (Wada) considera o relatório da UCI de ridículo.
Armstrong voltaria a competir em 2008. Assim, Armstrong que conquistou sete vezes a Volta da França, com as suas vitórias invalidadas pela UCI no final de 2012, retirou-se definitivamente em 2011. Não sem antes de, em 2oo8, o  ciclista americano ter retornado  inesperadamente ao mundo do desporto, ao lado do belga Johan Bruyneel , que havia sido o líder de sua equipe entre 1999 e 2005. 

Lance não abandona os seus treinos

Em 2009 a Agência Francesa de Luta contra o Doping (AFLD, em francês) acusou o americano de não cooperar nos controles de dopagem. Em 2010 é a vez de um colega de equipa, Floyd Landis, acusar o heptacampeão de usar componentes dopantes.

A partir de 2011 a situação começou a tornar-se grave para Armstrong. Os ex-colegas Stephen Swart e Tyler Hamilton relatam o uso de EPO nas Voltas da França de 1999 até 2001, e o ciclista anuncia a sua retirada definitiva.


Lance Armstrong, a queda dum "mito"
No ano passado a Usada aperta o cerco, acusa Armstrong do uso de substâncias proibidas e suspende-o de todas as competições para o resto da vida. Armstrong, que até esta altura tinha negado sempre e categoricamente o uso de doping, abdica do procedimento jurídico. No relatório final da Usada consta que Armstrong e a sua equipa tinham"praticado o sistema de doping mais inteligente, bem-sucedido e profissional da história do desporto".
No dia 22 de outubro, a UCI invalida-lhe os sete títulos da Volta da França, aniquilando de vez a carreira mais vitoriosa da história do ciclismo.
Armstrong parece estar agora a tentar um recomeço. O primeiro passo já foi dado. Momentos antes da sua confissão à Oprah, foi à sede de sua instituição Livestrong e, com a voz embargada, pediu perdão. Alguns empregados choraram e o ambiente foi digno do funeral de uma estrela mundial.

A última vez que Lance Armstrong mostrou as suas proezas físicas foi  numa competição de triatlo. 

Mas isso também ficou no passado, já que as acusações do uso de doping proíbem o ciclista de participar em qualquer evento desportivo. Alem de perder os títulos, Armstrong também pode ter que devolver milhões de dólares em prémios que ganhou durante a sua carreira.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...