sexta-feira, fevereiro 01, 2013

O NATIONAL GEOGRAPHIC ESCOLHEU AS MELHORES FOTOGRAFIAS DE 2012








O National Geograghic escolheu as melhores fotografias do ano de 2012.
E elas são:



1.º LUGAR -PESSOAS: «Por entre os apanhadores de lixo»
Fotografia por: Micah Albert
Localização: Dandora, Quénia
"No final do dia, as mulheres têm permissão para ir apanhar coisas à lixeira."



GRANDE PRÉMIO E PRÉMIO NATUREZA – «A explosão»
Fotografia por: Ashley Vincent
Localização: Jardim Zoológico de Khao Kheow, Chonburi, Tailândia
“O seu nome é Busaba, uma fêmea de Tigre da Indochina bem tratada, cuja casa é o Zoológico de Khao Kheow. Já tinha tirado muitos retratos de Busaba anteriormente, e estava a tornar-se cada vez mais difícil captar imagens que se diferenciassem das restantes. Por essa razão passei a observá-la com mais cuidado nas minhas visitas na esperança de registar uma imagem comportamental. A oportunidade finalmente apareceu enquanto observava Busaba a disfrutar da sua piscina privativa e a secar-se em seguida. Com toda a humildade devo dizer que a Mãe Natureza me sorriu naquele dia”



PRÉMIO ATRIBUÍDO PELAS PESSOAS: «Participantes em Hardangervidda»
Fotografia por: Kai-Otto Melau
Localização: Hardangervidda, Noruega
“A corrida que segue o caminho do famoso explorador Roald Amundsen leva os participantes ao planalto de Hardagervidda, na Noruega. 100 quilómetros através do planalto, a mesma rota que Amundsen utilizou para se preparar para a sua expedição ao Pólo Sul, é ainda utilizada por exploradores hoje em dia. Amundsen não conseguiu atravessar o planalto e teve de regressar por causa do mau tempo. Alegadamente, ele confidenciou que a tentativa de atravessar Hardangervidda tinha sido tão perigosa como a conquista do Pólo Sul.
O grupo na fotografia utilizou esta corrida como preparação para uma travessia da Gronelândia.”



PRÉMIO DOS ESPECTADORES-NATUREZA: «Momento terno»
Fotografia por: Sanjeev Bhor
Localização: Reserva Nacional de Masai Mara, Quénia
'Todos os dias em Mara começam com algo novo, e o dia termina com experiências memoráveis e fotografias espetaculares. Tive muita sorte em conseguir ver e fotografar Malaika, o nome da chita, e a sua cria. Ela é bem conhecida pelo seu hábito de saltar para carros. Aprendeu isso com a sua mãe, Kike, e esta com a sua, Amber. Como a sua mãe, está a ensinar a sua cria. Este é um dos momentos ternos que Malaika partilha com a sua cria. Tive muita sorte em captar este momento.”



PRIMEIRO LUGAR-LOCAIS: «O Matterhorn»
Fotografia por: Nenad Saljic
Localização: Zermatt, Suíça
“O Matterhorn, 4,478 m debaixo de uma lua cheia.»



MENÇÃO HONROSA:- «Ursus arctos horribilis»
Fotografia por: Jason Ching
Localização: Enseada dos Ursos, Lago Aleknagik, Alasca
“Esta fotografia de um urso selvagem castanho do Alasca, a escavar num trilho de caça, foi conseguida através do disparo do aparelho controlado por movimento, feito em casa, ligado à minha DSLR.”



MENÇÃO HONROSA- «Predação íntima e pessoal»
Fotografia por: Francisca Harlijanto
Localização: Komodo, Indonésia
“Estava cercada por milhares de peixes que se moviam em sincronia por causa da predação que estava a acontecer. Foi uma experiência incrível.”



MENÇÃO HONROSA- «Misteriosa Eiffel»
Fotografia por: Indra Swari Wonowidjojo
Localização: Paris, França
“O inverno funcionou a meu favor para criar este misterioso sentimento da famosa Torre Eiffel.”



MENÇÃO HONROSA- «Pesca tradicional»
Fotografia por: Ulrich Lambert
Localização: Midigma, Sri Lanka
“Este é um tipo de pesca tradicional que só se vê no Sri Lanka. Os pescadores colocam-se numa plataforma chamada petta, presa a um poste vertical plantado no coral. Esta fotografia de longa exposição mostra o quão instável a sua posição é.”



MENÇÃO HONROSA- «Este da Islândia»
Fotografia por: Eric Guth
Localização: Este da lagoa Jökulsárlón
Gelo glaciar flutua depois de se ter separado do Glaciar Breiamerkurjˆkull, na costa este da Islândia. Durante a luz do verão, esta imagem foi criada através do curso de uma exposição de quatro minutos, enquanto o fotógrafo iluminou o chão do glaciar durante dois desses minutos.



ESCOLHA DOS ESPECTADORES- «Caçadores de icebergs»
Fotografia por: Adam Coish
Localização: Pond Inlet, Nunavut, Canada
“Retirar gelo de um icebergue é uma prática comum da comunidade Inuit para obter água quando está em terra. Durante o fim de semana, numa longa viagem de caça, deparámo-nos com este majestoso icebergue. Foi a oportunidade perfeita para conseguirmos água suficiente para o que restava da viagem.”



MENÇÃO HONROSA- «Raposa vermelha a apanhar um rato debaixo da neve»
Fotografia por: Michael Eastman
Localização: Enseada de Squaw, Wyoming, EUA
Com a sua excecional audição, a raposa vermelha localizou um rato escondido debaixo da neve. Com um mergulho vertical, penetra na neve para conseguir apanhar o rato escondido.



MENÇÃO HONROSA- «Preso»
Fotografia por: Wendell Phillips
Localização: Bekasi, Indonésia
“O centro de reabilitação Yayasan Galuh é um hospital psiquiátrico improvisado que alberga 250 pessoas. A maioria vem de famílias pobres que perderam o interesse em cuidar deles, ou que não têm meios para isso. Alguns pacientes são também sem-abrigos, aqui despejados pela polícia. Sem avaliações, psicoterapias ou medicações psiquiátricas indicadas disponíveis. Estas medidas são aplicadas aos considerados violentos, incontroláveis ou perigosos.”



_________________________________________________




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...