sexta-feira, junho 16, 2017

LISBOA É LINDA!!! - SANTOS POPULARES 2017





Cumprindo a tradição, uma vez mais Lisboa pintou-se e vestiu-se com as cores dos santos populares, no passado dia 13 de junho, dia de Santo António de Pádua e de Lisboa.
Trono de Santo António

As festas do dia iniciaram-se com a tradicional procissão em honra de Santo António, o mais venerado em Lisboa, embora o seu padroeiro seja São Vicente. Com partida do adro da Igreja que leva o orago do santo, a procissão percorreu diversas artérias do popular bairro de Alfama, entre enfeites dos arraiais, sempre acompanhada por milhares de devotos, passando pela Sé de Lisboa onde se incorporou a relíquia do santo franciscano sumamente venerado em Lisboa e Pádua, até retornar ao Largo da Sé, adjacente ao largo de Santo António, para a benção aos fiéis.

Tal como acontece desde 1958, os Casamentos de Santo António afirmam-se, ano após ano, também como uma marca incontornável na tradição popular de Lisboa. A iniciativa, retomada há 20 anos, e organizada, desde então, pela Câmara Municipal de Lisboa, é, para Fernando Medina, seu presidente, “também um estímulo à fixação dos jovens na cidade”.

No final do dia, a noite que prometia ser longa, iluminou-se com o colorido do desfile das Marchas de Lisboa ao longo da Avenida da Liberdade, as luzes de um sem número de arraiais espalhados por toda cidade e fogos de artifício. Mais uma vez a tradição se cumpriu: a alegria e o entusiasmo dos milhares de pessoas presentes, foram a moldura marcante das festas populares deste ano.

No total, 20 marchas estiveram em competição e participaram no desfile, que partiu do Marquês de Pombal e desceu a Avenida da Liberdade em direção aos Restauradores: Alfama  (vencedora do ano passado) , Benfica, Madragoa, Alto do Pina, Carnide, Penha de França, Campo de Ourique, Bica, Castelo, Ajuda, São Vicente, Mouraria, Santa Engrácia, Alcântara, Marvila, Bela Flor-Campolide, Belém, Olivais, Graça e Bairro Alto.

O bairro de Alfama foi o vencedor desta edição 2017 das Marchas Populares de Lisboa,  escolha da responsabilidade da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização desta iniciativa e revelada pela mesma empresa na passada terça feira, dia 13.

O segundo lugar foi atribuído à marcha do Bairro Alto e o terceiro à marcha da Madragoa.

Alfama em noite de Santo António

VENCEDORES (categorias):

Melhor coreografia:Madragoa
Melhor cenografia:Carnide
Melhor figurino:Alfama
Melhor letra:Bica
Musicalidade:Alfama
Melhor composição original:Piratas on the rock, Bela Flor – Campolide.



LISBOA É LINDA!!!






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...