segunda-feira, janeiro 30, 2017

CIENTISTAS ATÓMICOS AVANÇAM DOIS MINUTOS E MEIO OS PONTEIROS DO RELÓGIO DO DIA DO JUÍZO FINAL(DOOMSDAY CLOCK)






O Boletim dos Cientistas Atómicos decidiu avançar dois minutos e meio os ponteiros do Relógio do Dia do Juízo Final (Doomsday Clock).

2017 : Durante os últimos dois anos, o ponteiro dos minutos do Relógio do Juízo Final ficou fixado em três minutos antes da hora, o mais perto da meia-noite desde o início de 1980. 

Nos seus dois últimos comunicados anuais, a Comissão de Ciência e Segurança advertiu: "A probabilidade de uma catástrofe global é muito alta e as ações necessárias para reduzir os riscos de desastres devem ser tomadas com grande brevidade. São dois minutos e meio até à meia-noite, o relógio está a contar e o perigo global aproxima-se.”

A causa desta decisão, foi o início da presidência de Donald Trump nos Estados Unidos.

Na Declaração Relógio do Juízo Final 2017, o Conselho do Boletim da Ciência e Segurança observa que os líderes mundiais não conseguiram enfrentar as ameaças existenciais mais urgentes da humanidade: armas nucleares climáticas. Os comentários perturbadores sobre o uso e proliferação de armas nucleares feitos por Donald Trump, bem como a descrença expressa no esmagador consenso científico sobre a mudança climática, expressos por Trump e vários de seus nomeados pelo seu gabinete, afetaram a decisão da Diretoria, assim como o surgimento de focos do Nacionalismo em todo o mundo.

Quando o relógio começou a funcionar, ficou definido nos sete minutos até à meia-noite. O mais perto da meia-noite que o relógio Doomdsay esteve, foi em 1953, quando os EUA e a União Soviética ensaiaram bombas de hidrogénio. Naquele ano, o relógio ficou programado para dois minutos até à meia-noite.


Uma linha de tempo interativa das etapas do relógio, pode ser vista no site do BAS





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...