domingo, agosto 28, 2016

PELA NOITE, COM ADÉLIA PRADO: "A SERENATA"


A SERENATA


Uma noite de lua pálida e gerânios
ele viria com boca e mão incríveis
tocar flauta no jardim.
Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobo
o que não for natural como sangue e veias
descubro que estou chorando todo dia,
os cabelos entristecidos,
a pele assaltada de indecisão.
Quando ele vier, porque é certo que vem,
de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
- só a mulher entre as coisas envelhece.
De que modo vou abrir a janela, se não for doida?
Como a fecharei, se não for santa?



ADÉLIA PRADO



Adélia Luiza Prado de Freitas nasceu em 1936 em Divinópolis-MG, onde cresceu e se educou. Formou-se em Filosofia e trabalhou como professora. Em 1971 publicou o livro de poemas “A Lapinha de Jesus”, junto com Lázaro Barreto. Cinco anos depois foi que publicou sozinha o seu primeiro livro, Bagagem (1976), revelando uma artista de extrema originalidade e lirismo. Publicou depois “Coração Disparado” (1978), coletânea que trouxe a consagração merecida, trazendo-lhe o Prémio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro de São Paulo.

Os seus poemas, contos e romances registam o cotidiano das pequenas cidades do interior, com fortes manifestações de religiosidade. “Lá estão as comadres, as santas missões, as formigas pretas, o angu, as tanajuras, as pessoas na sombra com faca e laranja”, afirma Afonso Romano no prefácio da coletânea “Coração Disparado”. Adélia faz poesia como quem está com o caderno ao lado do fogão, dizendo verdades que não foram ditas pelos “poetas” até então. Isto ela faz num tom mágico e fantástico, recriando a vida do interior mineiro por meio de uma linguagem inovadoramente feminina, isto é, ela não repete a mesma linguagem usada pelos poetas modernistas, nem os seus poemas versam sobre imagens desgastadas como “noite-canto-solidão”.

O grande mérito de Adélia Prado é que ela explora temas como a família, elemento praticamente descartado pelos poetas brasileiros, que preferem falar nas amantes, quando muito em noivos e noivas. Ela valoriza a vida nas menores coisas, como os afazeres da casa, até as mais comuns, como a gravidez no poema “Esperando Sarinha”, que revelam os mais simples desejos e expectativas de uma gestante.
Além disso, incorpora na sua obra a presença da mulher concreta em si mesma, capaz de revelar um erotismo ausente na “poesia feminina” convencional. Desta forma, revela uma mulher que vai além das ideologias, dos preconceitos, destemida a ponto de descartar a maneira masculina de olhar o mundo e os clichés da ideologia literária e social.

Alguns de seus poemas dialogam com os de Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Drummond, mas só para os marcar de uma maneira surpreendentemente inovadora. O seu primeiro livro começa com o poema “Com Licença Poética”, onde ela retoma pelo avesso o gauche de Drummond. Outra releitura bastante interessante é a que ela faz do poema “No meio do caminho”, também de Drummond: “Achei engraçado quando o poeta tropeçou na pedra / Eu tropeço na lei de jugo suave: ‘Amai-vos’”.

A poesia de Adélia Prado revela uma constante alegria de estar viva, mesmo diante de tantas adversidades. Até mesmo os palavrões que ela usa nos seus textos aparecem com tanta naturalidade, que quase passam despercebidos. E aqui cabe uma consideração importante: o modernismo “dessacralizou” apenas a gramática, mas a linguagem continuou sendo a mesma “casta e burguesa” de sempre.

Inspirado neste poema, Martha Medeiros escreveu o livro "Doidas e Santas", que posteriormente adaptou para o teatro.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...