quarta-feira, outubro 14, 2015

PRÉMIO NOBEL 2015 - LAUREADOS






Precisamente agora, altura em que a Academia Sueca de Ciências deu a conhecer os nomes dos laureados do Prémio Nobel 2015, pareceu-me oportuno falar de algumas curiosidades relacionadas com este prémio e o motivo da sua existência. Entre elas escolhi o testamento de Alfred Nobel, principal razão de ser deste galardão.

Testamento de Alfred Nobel, reproduzido integralmente:

"Eu, abaixo assinado, Alfred Bernhard Nobel, por meio deste, após madura reflexão, declaramos o seguinte para ser a minha última vontade e testamento com relação a tal propriedade como pode ser deixado por mim no momento da minha morte;

Para os meus sobrinhos, Hjalmar e Ludvig Nobel, os filhos de meu irmão Robert Nobel, deixo a quantia de duzentos mil escudos cada;

Para meu sobrinho Emanuel Nobel, a soma de trezentos mil, e para minha sobrinha Mina Nobel, Cem mil coroas;

Para as filhas de meu irmão Robert Nobel, Ingeborg e Tyra, a soma de cem mil coroas cada;

Senhorita Olga Boettger, neste momento ficar com a senhora Brand, 10 Rue St Florentin, Paris, receberá cem mil francos;

Mrs Sofie von Kapy Kapivar, cujo endereço é conhecido ao Banco Anglo-Oesterreichische em Viena, fica habilitado a uma anuidade de 6000 Florins O.W. que é pago a ela pelo referido banco, e, para isso eu tenho depositado nesta Banco no montante de 150.000 Fl. húngaros em obrigações do Tesouro;

Sr. Alarik Liedbeck, atualmente vivendo em 26 Sturegatan, Estocolmo, receberá cem mil escudos;

Senhorita Elise Antun, atualmente vivendo em 32 Rue de Lubeck, Paris, tem direito a uma anuidade de dois mil e quinhentos francos. Além disso, quarenta e oito mil francos detidas por ela estão actualmente sob minha custódia, e será restituído;

Alfred Hammond, Waterford, Texas, EUA receberão dez mil dólares;

O Misses Emy e Marie Winkelmann, Potsdamerstrasse, 51, Berlin, receberá cinquenta mil marcas de cada um;

Mrs Gaucher, 2 bis Boulevard du Viaduc, Nimes, França receberá cem mil francos;

Meus servos, Auguste Oswald e sua esposa Alphonse Tournand, empregada em meu laboratório em San Remo, receberão, cada uma anuidade das Mil Francos;

Meu ex-servo, Joseph Girardot, 5, Place St. Laurent, Châlons-sur-Saône, tem direito a uma anuidade de quinhentos francos, e meu ex-jardineiro, Jean Lecof, actualmente com a Sra Desoutter, receveur Curaliste, Mesnil, Aubry despeje Ecouen , S. & O., França, receberá uma anuidade de trezentos francos;

Mr Georges Fehrenbach, 2, Rue Compiègne, Paris, tem direito a uma pensão anual de cinco mil francos a partir de primeiro de janeiro de 1896 a 1º de janeiro de 1899, quando a referida pensão deve descontinuar;

A soma de vinte mil coroas cada um, que foi colocado sob minha custódia, é a propriedade dos filhos do meu irmão, Hjalmar, Ludvig, Ingeborg e Tyra, e deve ser reembolsada com eles.

Toda a minha restante propriedade de realização serão tratadas da seguinte forma: a capital, investido em títulos seguros pelos meus executores, constituirá um fundo, os juros sobre o qual será distribuído anualmente sob a forma de prémios para aqueles que, durante do ano anterior, deve ter conferido o grande benefício para a humanidade. A referida participação deverá ser dividida em cinco partes iguais, que serão repartidos da seguinte forma: uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta ou invenção no campo da física; uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta química ou aperfeiçoamento; uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta no domínio da fisiologia ou medicina; uma parte para a pessoa que deverá ter produzido no campo da literatura o mais impressionante trabalho em uma direção ideal; e uma parte para a pessoa que deverá ter feito a maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos de paz. Os prémios para a física e a química será concedido pela Academia Sueca de Ciências; que para o trabalho fisiológico ou médica pelo Instituto Caroline, em Estocolmo; que para a literatura pela Academy em Estocolmo, e que para os campeões da paz por um comité de cinco pessoas a serem eleitas pelo Storting norueguês. É meu desejo expresso que, em entregar os prémios nenhuma consideração deve ser dada à nacionalidade dos candidatos, mas que o mais digno receberá o prémio, seja ele escandinavo ou não.

Como executores das minhas disposições testamentárias, tenho a honra de nomear o Sr. Ragnar Sohlman, residente em Bofors, Värmland, e do Sr. Rudolf Lilljequist, 31 Malmskillnadsgatan, Estocolmo e em Bengtsfors perto de Uddevalla. Para compensar as suas dores e atenção, eu garanto ao senhor Ragnar Sohlman, que presumivelmente terá de dedicar mais tempo a este assunto, Cem mil coroas, e ao Sr. Rudolf Lilljequist, cinquenta mil coroas;

No presente momento, a minha propriedade consiste em parte de imóveis em Paris e San Remo, e, em parte, de valores mobiliários depositados da seguinte forma: com o Union Bank of Scotland Ltd em Glasgow e Londres, Le Crédit Lyonnais, Comptoir National d'Escompte, e com Alphen Messin & Co. em Paris; com o corretor MV Peter de Banque Transatlantique, também em Paris; com Direção der Disconto Gesellschaft e Joseph Goldschmidt & Cie, em Berlim; com o Banco Central da Rússia, e com o Sr. Emanuel Nobel em Petersburgo; com Skandinaviska Kredit Aktiebolaget em Gotemburgo e Estocolmo, e na minha caixa-forte em 59, Avenue Malakoff, Paris; ainda mais para isso são contas a receber, patentes, direitos de patente ou os chamados royalties etc, em relação com o qual meus Executores vai encontrar informações completas em meus artigos e livros.

Esta vontade e testamento é até agora o único válido, e revoga todas as minhas disposições testamentárias anteriores, no caso de tal existir depois da minha morte.

Finalmente, é o meu desejo expresso que, após minha morte minhas veias se abrirão, e quando isso foi feito e médicos competentes confirmaram sinais claros de morte, meus restos mortais serão cremados em um chamado crematório.

Paris, 27 de novembro de 1895

Alfred Bernhard Nobel"


Testamento de Alfred Nobel


LAUREADOS DO PRÉMO NOBEL 2015:

O Prémio Nobel de Física 2015
Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald
"para a descoberta de oscilações de neutrinos, o que mostra que os neutrinos têm massa"

O Prémio Nobel de Química 2015
Tomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar
"para estudos sobre os mecanismos de reparo do DNA"

O Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2015
William C. Campbell e Satoshi Omura
"pelas suas descobertas sobre uma nova terapia contra infecções causadas por parasitas lombriga"
 Tu Youyou
"pelas suas descobertas sobre uma nova terapia contra a malária"

O Prémio Nobel de Literatura 2015
Svetlana Alexijevich
"por seus escritos polifónicos, um monumento ao sofrimento e coragem em nosso tempo"

O Prémio Nobel da Paz 2015
Quarteto de Diálogo Nacional
"por sua contribuição decisiva para a construção de uma democracia pluralista na Tunísia, na esteira da Revolução Jasmine de 2011"

O Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel 2015
Angus Deaton
"por sua análise do consumo, pobreza e bem-estar





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...