quarta-feira, abril 15, 2015

YUJA WANG, A JOVEM PIANISTA PRODÍGIO QUE VEM DA CHINA









Yuja Wang é uma jovem pianista clássica chinesa. Nasceu em Pequim, em 1987 e iniciou os estudos de piano com a idade de seis anos e logo ingressou no Conservatório Central de Música em Pequim.

 Wang nasceu numa família de músicos. Ingressou no Conservatório Central de Música de Pequim com sete anos e aí estudou  durante três anos. Yuja mudou-se para o Canadá aos 14 anos para aprender inglês e entrar no Mount Royal University Conservatory em Calgary.Vive atualmente em Nova Iorque, mas viaja a maior parte do tempo para apresentação de concertos.


Em 1998, Yuja Wang conquistou o terceiro lugar Prémio de Ettlingen International Competition para píanistas jovens, em Ettlingen, Alemanha.

Em 2001, Wang venceu o Terceiro Prémio e Special Jury Prize (oferecido a finalistas com menos de 20 anos de idade), prémio em dinheiro no valor de 500,000 Yens japoneses) no Piano Section at the First do Competição Internacional de Sendai em Sendai, Japão.3

Em 2003 Yuja fez a primeira apresentação no Tonhalle Orchestra em Zurique, na Suiça, tocando o Concerto n.º 4 para piano de Beethoven sob a batuta de David Zinman. A estreia nos Canadá ocorreu em Ottawa em 2005-06 substituindo Radu Lupu e interpretando Beethoven com Pinchas Zukerman na batuta.

Em 11 de setembro de 2005, foi indicada para o prémio Gilmore Young Artist, oferecido aos mais promissores e talentosos pianistas, com idade de 21 anos ou ainda mais jovens. Como parte do prémio, no valor de U$15,000, apresentou-se no Gilmore Festival Concerts, e ganhou um piano novo.


No lindo cenário da Konzerthaus de Viena, acompanhada pela orquestra Tonhalle de Zurique e sob a batuta de Lionel Bringuier, já considerada um prodígio, Yuja Wang deixou o público de boca aberta com esta execução do concerto número dois de Prokofiev.

"O concerto número dois significa muito para mim. Ouvi-o pela primeira vez quando tinha 14 anos. Lembro-me de ter ficado arrebatada pela intensidade emocional desta peça. Não há uma única nota que esteja a mais", declarou acrescentado: "“O que vejo na minha cabeça é uma bruxa envolta em fumo. Há muita cor, muito fogo de artifício. Mas o significado é negro. Diria mesmo que é fantasmagórico. Psicologicamente é muito potente, chega a ser perturbador, mas eu adoro”.

À pergunta: "Nesta peça musical tão complexa, qual o movimento que intimida mais a pianista?"



Yuja responde:
“Todos os movimentos! O que mais impressiona é toda a energia necessária para executar a peça, tanto fisicamente como mental e psicologicamente, porque não pára, do princípio ao fim”. 
A jovem pianista acrescenta ainda:

“Se todos procuraramos a perfeição, o que não significa não falhar notas, porque não somos máquinas, mas sim um estado de êxtase, algo que mexe com as pessoas, o poder da música que arrebata o público, é disso que estamos à procura. Por isso estou sempre a apanhar aviões de manhã para tocar à noite. Também recebo muito em troca” 


Além da música, Yuja Wang é também amante da moda e tem ainda outras grandes paixões.
 “Os amigos, sem dúvida, e a comida. Os chocolates”.

Saiba mais em: www,yujawang.com







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...