quarta-feira, agosto 24, 2011

FESTAS DO POVO (ou FLORES) 2011 - Cidade de Campo Maior



Já Elvas se está queixando
Que não tem moças formosas.
Chega-se a Campo Maior,
Até as silvas dão rosas!



Situada no norte alentejano, fronteira com Espanha, esta pitoresca cidade está ligada a várias estórias lendárias que se contam de geração em geração.
Cidade de Campo Maior

Sabe-se, por fontes idóneas da nossa História de Portugal, que Campo Maior foi uma povoação romana, mais tarde dominada pelos mouros e, finalmente conquistada pelos Perez de Badajoz. Somente após o Tratado de Alcanizes (1297), Campo Maior veio a pertencer à Coroa Portuguesa, juntamente com Ouguela e Olivença. Acerca da origem do seu nome, contam-se duas lendas: 

"Diz-se, desde tempos de antanho, que no reino de D. Dinis, quando aquelas terras passaram para a posse de Portugal, o monarca mandou que edificassem um castelo, ali mesmo, para defender e dominar as fronteiras.
Assim, um grupo de fidalgos, encarregados de escolher o local ideal, acabou por encontrar um vasto terreno, que lhes pareceu ótimo, sob todos os aspetos, para a construção do castelo.
E um dos fidalgos exclamou mesmo, apontando à sua volta:
?-Vêde! Que maravilha! É o Campo Maior que existe nas redondezas.
Não há outro mais adequado para o efeito. El-Rei optará pela nossa escolha!?
E assim aconteceu, de facto, tal como reza a lenda velhinha. D. Dinis mandou erguer ali um poderoso castelo e passou a chamar à povoação, a Terra de Campo Maior".
Rua engalanada com milhares de flores

Outra estória, lendária como a anterior, e também como a anterior muito divulgada na região de Campo Maior, refere-se ao facto de esta região ser vítima de muitos assaltos, pela parte dos Mouros, mesmo depois de conquistada pelos Cristãos:

"As famílias existentes na região passavam terríveis provações de terror e, muitas vezes, sofriam sérios  dolorosos e fatais ataques. Resolveram, por isso mesmo, reunirem-se num local amplo, onde todos se pudessem albergar, seguindo o velho ditado de que "a união faz a força". E, de todos que se lançaram na aventura de escolher o sítio desejado, um deles foi mais feliz, ao descobrir um terreno magnífico, pela grandeza e pelo aspeto natural e paisagístico.
Logo chamou pelos outros:
-Companheiros! Aqui será o nosso Campo Maior! Nele poderemos caber à vontade e dele faremos um reduto contra os nossos inimigos!"
Boas Vindas a Campo Maior

____________________________________

As Festas do Povo (ou Flores) estão de volta a Campo Maior, após uma pausa de sete anos e realizam-se de 27 de agosto a 4 de setembro. A pouco mais de um mês das festas, a adesão era já enorme, estima-se este ano ser de 104 ruas enfeitadas pelos campomaiorenses, cujos serões são agora passados a ultimar a preparação dos milhões de flores de papel destinadas a engalanar as ruas, e no fabrico das quais também se estima terem sido gastas 23 toneladas de papel.

Para estas Festas do Povo, Campo Maior espera receber mais de um milhão de turistas, cidade cuja população residente não excede os nove mil residentes.

Esta tradição das principais ruas e praças engalanadas com milhões de flores, conta décadas, e não tem data marcada para a sua realização. As Festas realizam-se apenas quando o povo assim o decide. E o orçamento previsto para a sua realização, cerca de 800.000 euros, foi oferecido por um rico industrial da região, que lidera empresa de cafés de conhecida marca.
Mais uma rua ornamentada com flores de papel, em Campo Maior

A Associação das Festas do Povo e o Município de Campo Maior estão a preparar a candidatura das Festas do Povo a Património da Humanidade, pela UNESCO, candidatura que deverá ser formalizada até ao final deste ano. Será um bem merecido prémio, pelos meses de luta , trabalho e dedicação das gentes de Campo Maior, dedicados à preparação destas Festas.

São horas sem conta, roubadas quantas vezes ao justo descanso, para que Campo Maior surja, como por encanto, num fascinante e admirável jardim florido, ao raiar da aurora deste próximo dia 27 de agosto...


2 comentários:

Claudia disse...

Que lindo! Tudo enfeitado de flores, sabia que aqui no Brasil tem uma cidade também chamada de Campo Maior? Fica no Estado do Piauí.
Grande abraço...

Unknown disse...

Sim, a minha filha esteve na vossa cidade de Campo Maior, quando, há cerca de dois anos visitou a vossa indescritível e bela Amazónia e as fantásticas Cataratas de Iguaçu...
Nós, portugueses, somos fans do vosso Brasil.
Bj. amigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...