domingo, agosto 28, 2011

ESTAÇÃO DE S. BENTO ENTRE AS 16 MAIS BELAS





A estação de São Bento, no Porto, foi referenciada pela edição da internet da revista norte-americana Travel+Leisure, como uma das "16 estações mais bonitas do mundo".

A revista de turismo e lazer, que afirma ter 4,8 milhões de leitores, destaca na estação de São Bento os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do séc. XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco.

As paredes estão cobertas por 20.000 azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar".

A estação, construída entre 1913 e 1916, é erradamente referenciada como podendo ter sido desenhada por Gustave Eiffel, já que é da autoria dos arquitetos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

A gare de São Bento que se ergue no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento de Avé Maria, e está classificada como Património da Humanidade, foi construída após se vencer a difícil tarefa de prolongar a linha que terminava em Campanhã, através dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontaínhas, que ficou concluído em 1896. O projeto da estação só viria a ser aprovado em 1900, ano em que os reis D. Carlos e D. Amélia presidiram ao início das obras, que terminariam 16 anos depois.

O projeto da gare em azulejos de Jorge Colaço foi adjudicado em 1905 pela quantia de 22 mil réis, considerada muito elevada para a altura.

Os painéis, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão, o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas, e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.

Sem dúvida, merece uma visita que encantará não somente os interessados em monumentos artísticos, como todos os que apreciam a arte do azulejo, tão evidente nesta gare de São Bento, que se assume como mais um rico exemplar da nossa azulejaria do século XIX,  e que se situa na não menos bela cidade do Porto.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...