A America's Cup (Taça América) é a mais famosa e prestigiada regata dos adeptos do "iatismo", e o mais antigo troféu do desporto internacional, antecedendo os Jogos Olímpicos modernos, em 45 anos. O troféu atrai os principais navegadores e projetistas de "iates" de todo o mundo, por causa da sua longa história e prestígio, considerado como o "cálice sagrado" do iatismo.
Apesar do aspeto mais evidente da regata ser a corrida de iates, esta competição constitui também um teste para projetos de embarcação, de obtenção de fundos e de gestão. A taça, originalmente atribuída como a Copa Royal Yatch Squadron, é hoje denominada, em homenagem ao primeiro iate vencedor do troféu, o "América".
O troféu permaneceu na posse do New York Yatch Club dos Estados Unidos da América de 1852 ou 1857 (quando o sindicato que ganhou a taça doou o troféu ao clube) até 1983, altura em que o troféu foi ganho pelo desafiante (challenger) Austrália II, da Austrália, pondo assim fim ao mais longo período de vitórias da história do desporto. O "skipper" (tripulante) do Austrália II, nessa altura afirmou "Isto, traz de novo as corridas de iates para a atualidade do desporto, no mundo!".
A regata America's Cup é composta por uma série de duelos de iates que envolve uma série de regatas "melhor dos nove" ( "match race", duelo entre dois barcos). Desde 1992 a regata tem sido disputada com a classe "sloop" de International America's Cup class (IACC), uma classe monocasco (barcos de um só casco). Os barcos que seguem as regras da IACC, têm obrigatoriamente um comprimento de cerca de 23 metros (75 pés).
Qualquer desafiante que cumpra as especificações definidas no "Deed of Gift", documento que rege a regata, depositado na Corte de Justiça da cidade de Nova Iorque, tem o direito de desafiar o iate clube detentor da Taça. Desde 1983, Louis Vuitton patrocinou a Taça Louis Vuitton como prémio para o vencedor da série de regatas que designa o desafiante (Taça inaugurada em 1970).
Em 13 de julho de 2007, no entanto, a marca Louis Vuitton renunciou ao patrocínio, pondo assim fim a uma parceria de 25 anos com a mais famosa regata do mundo. A America's Cup é, assim, a regata entre o vencedor da Taça Louis Vuitton (regata dos desafiantes) e o detentor do troféu. Se o desafiante ganha a taça, a posse da taça é tranferida para o iate clube da equipa vencedora.
Este ano, a America's Cup colocou Portugal na rota dos grandes eventos desportivos à escala mundial. Para Portugal, trata-se do maior evento desportivo depois do Euro 2004. Entre 6 e 14 de agosto, Cascais e Portugal, vão estar na mira do mundo. A audiência global estimada é de 60 milhões de espectadores. Meio milhão de euros de investimento, para um retorno de cinco milhões. Dez vezes mais. É um exemplo do impacto económico que a America's Cup vai ter só em Cascais. Há depois o resto do país.
Cascais é uma espécie de mónaco de Portugal, com as devidas distâncias. Vai estar nas bocas do mundo por causa dos catamarãs mais velozes de sempre, por causa dos melhores velejadores do mundo, por causa da competição mais antiga de sempre, a America's Cup.
Durante nove dias, espera-se a módica quantia de 60 milhões de telespectadores, da América até à Austrália, da Europa à Ásia. Cascais, pequena cidade de Portugal, é o centro da nata da vela mundial. Localizada na Costa do Estoril, é um destino turístico de primeira, cujas águas são consideradas como ideais para as maiores regatas do mundo. De águas e clima amenos, esta estância balnear da moda, é conhecida pelas suas belas condições dentro e fora de água : praias de areia fina, um rico património arquitetónico e um número de lojas elegantes e restaurantes, excelentes alojamentos e uma intensa vida noturna.
O seu centro histórico torna-se fascinante ao apresentar uma fortaleza do séc.XVI, a Cidadela, transformada em residência real de verão pelo rei D. Luís II, nos finais do sé. XIX, e ainda deste século, muitas vilas aristocráticas. Dada ainda a sua localização na Costa do Estoril, que se percorre, de carro, num período de 30 minutos, beneficia de tudo quanto esta costa pode oferecer, em termos de inigualável beleza, vida noturna, praias, casinos, campos de golfe classe "premier", o Parque Natural de Sintra, Património da Humanidade e a proximidade de Lisboa, capital europeia de animada cultura e vida noturna.
Tudo isto e a já longa tradição da prática da vela nesta zona e a realização de vários campeonatos mundiais em diversas classes, levaram Richard Worth, presidente do evento da America's Cup a considerar " que estes eram o local e o cenário ideais para a apresentação mundial dos novos e velozes catamarãs AC45, da America's Cup", com muita vontade de regressar no próximo ano.
Portugal não desiludiu: tempo maravilhoso, vento suficiente para se atingirem os 30 nós e multidões sedentas de assistirem ao evento. Faço votos muito sinceros para que se repita por cá, o próximo evento, e não no país vizinho, como já aconteceu e parece ter sido talvez um "fiasco"...
Eis o Programa das Regatas:
America´s Cup |
Apesar do aspeto mais evidente da regata ser a corrida de iates, esta competição constitui também um teste para projetos de embarcação, de obtenção de fundos e de gestão. A taça, originalmente atribuída como a Copa Royal Yatch Squadron, é hoje denominada, em homenagem ao primeiro iate vencedor do troféu, o "América".
O troféu permaneceu na posse do New York Yatch Club dos Estados Unidos da América de 1852 ou 1857 (quando o sindicato que ganhou a taça doou o troféu ao clube) até 1983, altura em que o troféu foi ganho pelo desafiante (challenger) Austrália II, da Austrália, pondo assim fim ao mais longo período de vitórias da história do desporto. O "skipper" (tripulante) do Austrália II, nessa altura afirmou "Isto, traz de novo as corridas de iates para a atualidade do desporto, no mundo!".
A regata America's Cup é composta por uma série de duelos de iates que envolve uma série de regatas "melhor dos nove" ( "match race", duelo entre dois barcos). Desde 1992 a regata tem sido disputada com a classe "sloop" de International America's Cup class (IACC), uma classe monocasco (barcos de um só casco). Os barcos que seguem as regras da IACC, têm obrigatoriamente um comprimento de cerca de 23 metros (75 pés).
Equipa desafiante America's Cup 2011 |
Qualquer desafiante que cumpra as especificações definidas no "Deed of Gift", documento que rege a regata, depositado na Corte de Justiça da cidade de Nova Iorque, tem o direito de desafiar o iate clube detentor da Taça. Desde 1983, Louis Vuitton patrocinou a Taça Louis Vuitton como prémio para o vencedor da série de regatas que designa o desafiante (Taça inaugurada em 1970).
Em 13 de julho de 2007, no entanto, a marca Louis Vuitton renunciou ao patrocínio, pondo assim fim a uma parceria de 25 anos com a mais famosa regata do mundo. A America's Cup é, assim, a regata entre o vencedor da Taça Louis Vuitton (regata dos desafiantes) e o detentor do troféu. Se o desafiante ganha a taça, a posse da taça é tranferida para o iate clube da equipa vencedora.
Logotipo da Competição |
Este ano, a America's Cup colocou Portugal na rota dos grandes eventos desportivos à escala mundial. Para Portugal, trata-se do maior evento desportivo depois do Euro 2004. Entre 6 e 14 de agosto, Cascais e Portugal, vão estar na mira do mundo. A audiência global estimada é de 60 milhões de espectadores. Meio milhão de euros de investimento, para um retorno de cinco milhões. Dez vezes mais. É um exemplo do impacto económico que a America's Cup vai ter só em Cascais. Há depois o resto do país.
Cascais é uma espécie de mónaco de Portugal, com as devidas distâncias. Vai estar nas bocas do mundo por causa dos catamarãs mais velozes de sempre, por causa dos melhores velejadores do mundo, por causa da competição mais antiga de sempre, a America's Cup.
Percurso da America's Cup 2011 |
Durante nove dias, espera-se a módica quantia de 60 milhões de telespectadores, da América até à Austrália, da Europa à Ásia. Cascais, pequena cidade de Portugal, é o centro da nata da vela mundial. Localizada na Costa do Estoril, é um destino turístico de primeira, cujas águas são consideradas como ideais para as maiores regatas do mundo. De águas e clima amenos, esta estância balnear da moda, é conhecida pelas suas belas condições dentro e fora de água : praias de areia fina, um rico património arquitetónico e um número de lojas elegantes e restaurantes, excelentes alojamentos e uma intensa vida noturna.
O veloz catamarã AC45 |
O seu centro histórico torna-se fascinante ao apresentar uma fortaleza do séc.XVI, a Cidadela, transformada em residência real de verão pelo rei D. Luís II, nos finais do sé. XIX, e ainda deste século, muitas vilas aristocráticas. Dada ainda a sua localização na Costa do Estoril, que se percorre, de carro, num período de 30 minutos, beneficia de tudo quanto esta costa pode oferecer, em termos de inigualável beleza, vida noturna, praias, casinos, campos de golfe classe "premier", o Parque Natural de Sintra, Património da Humanidade e a proximidade de Lisboa, capital europeia de animada cultura e vida noturna.
Barco dos Emirados |
Tudo isto e a já longa tradição da prática da vela nesta zona e a realização de vários campeonatos mundiais em diversas classes, levaram Richard Worth, presidente do evento da America's Cup a considerar " que estes eram o local e o cenário ideais para a apresentação mundial dos novos e velozes catamarãs AC45, da America's Cup", com muita vontade de regressar no próximo ano.
Portugal não desiludiu: tempo maravilhoso, vento suficiente para se atingirem os 30 nós e multidões sedentas de assistirem ao evento. Faço votos muito sinceros para que se repita por cá, o próximo evento, e não no país vizinho, como já aconteceu e parece ter sido talvez um "fiasco"...
Eis o Programa das Regatas:
- Dias 6 e 7: "Fleet Racing"
- Dias 10 E 12: "Fleet" e "Match Racing"
- Dia 13: Finais "Match Racing"
- Dia 14: Finais "Fleet Racing"
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