domingo, outubro 02, 2016

NO DIA MUNDIAL DA MÚSICA, CELEBRAMOS BEETHOVEN E A SUA "EROICA"







Neste dia Mundial da Música, celebramos Beethoven e a sua sinfonia Eroica, recordando um pouco esta peça musical que mudou para sempre a historia da Música.

À semelhança de Carlos Magno, Napoleão também foi coroado em dezembro, mês do Natal, e não poupou esforços para que a cerimónia fosse realizada com luxo e requinte. Napoleão e Josefina compareceram ao evento vestidos de veludo bordado e seda trabalhada em ouro e prata. A coroa de louros dourados, usada por Napoleão, evocava o esplendor da Roma Antiga.

Coroação de Napoleão e Josefina Bonaparte-David

Um pequeno detalhe, no entanto, tornou especial este dia inesquecível: na hora H. Napoleão surpreendeu a todos com o seu gesto. Retirou a coroa das mãos do papa, virou-lhe as costas e autocoroou-se “imperador dos franceses”. A seguir, ele próprio coroou Josefina, sua esposa.

Beethoven admirava os ideais da Revolução Francesa encarnados na figura de Napoleão, mas quando este é autocoroou imperador em de Maio de 1804, alegadamente Beethoven estava tão zangado que apagou o nome de Bonaparte na página de título com tanta força que partiu o lápis e fez um buraco rasgando o papel, capa do manuscrito da sinfonia Eroica que dedicava ao imperador (1ª. fotografia da publicação). Considera-se que disse: "Agora só lhe falta, para obedecer à sua ambição de subir mais alto do que os outros, tornar-se um tirano!". Algum tempo depois, quando a obra foi publicada em 1806, (e apresentada em Paris pelo Conservatório Cancert Society em 1828), Beethoven deu-lhe o nome de "Sinfonia Eroica, composto per il festeggiare grand'uomo souvenire d'un" (Sinfonia Eroica, composta para celebrar a memória de um grande homem") . 
Ferdinand Ries, a quem finalmente Beethoven dedicou Eroica

O verdadeiro herói da Eroica não foi Napoleão. A ambivalência de Beethoven sobre o líder francês tornou-se uma declaração subjetiva sobre o heroísmo de nascimento, morte e renascimento. O que realmente Beethoven enterra (com a Marcha Fúnebre) não é Bonaparte nem mesmo as suas próprias atitudes conflituosas em relação a Napoleão, mas o estilo clássico da música. O que nasce é uma música abertamente emocional de uma força e rapidez sem precedentes. O verdadeiro herói da Eroica é a música em si.

Na história da arte são raros os momentos em que estímulos externos e internos interagem dentro da psique de um criador para produzir esta marcante originalidade  . (No século XX, encontramos algo semelhante na Erwartung de music de Schoenberg e A Sagração da Primavera de Stravinsky). Não é de surpreender, a força e a originalidade da Eroica ( e as suas contrapartes de um século depois)  terem vindo de fonte externa, desde estilos musicais existentes:  Mozart, Haydn e pela primeira vez Beethoven, destinados, por assim dizer, a uma expressão menos extrema.

O vocabulário musical do tempo não foi suficiente para coincidir com a personalidade vigorosa de Bonaparte. Para interpretar tal poder na música e novos meios de comunicação foram necessários, e assim a originalidade da sinfonia foi uma consequência inevitável do significado do que nos queria transmitir. Ao ouvirmos a Eroica escutamos um gesto notavelmente original após o outro.

A Marcha Fúnebre, o segundo movimento, também é original, a partir de sua própria natureza, por meio de sua corrida afiada, para atingir o seu clímax emocionante.
O terceiro movimento traz enorme vitalidade que vem de ritmos maravilhosamente engenhosos: a ambiguidade inicial métrica e resolução extraordinária, o movimento inesperado nas taxas durante a recapitulação rebote após o trio.  A originalidade reside no caminho para acabar com isso. Ela começa como uma série de variações sobre um único tema, que se torna a linha de baixo de um tema melódico e finalmente desaparece. O que importa é a originalidade do conceito.

Eroica, 4º. Movimento

Beethoven teve uma ideia original para sua terceira sinfonia, e no processo de encontrar a música certa para essa ideia criou um trabalho amplo, integrado e poderoso.

Após o nascimento da Eroica, nenhum compositor mais a conseguiu ignorar. Os compositores de música levaram mais de um século para poderem esgotar o seu significado.



Symphony No. 3 em Mi bemol maior, Opus 55, "Eroica"
Ludwig van Beethoven: "Sinfonia Eroica, composto per il festeggiare souvenire d'un grand'uomo" (Sinfonia Heroica, composta para celebrar a memória de um grande homem"]
1. Allegro con brio
2. Marcia funebre: Adagio assai
3. Scherzo (Allegro)
4. Finale: Allegro molto - Poco andante - Presto
Interpretação do Musikverein, em Viena.
Wiener Philharmoniker,
Christian Thielemann, director.






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