sábado, fevereiro 07, 2015

PELA NOITE, COM MIA COUTO: " VINTE E ZINCO" - Prémio Camões 2013





30 de abril

Manhã cedo. O cego André segue pelo carreirinho entre os coqueiros, em direção à cadeia da PIDE. Leva na mão a chave da prisão. A alegria lhe abalroa o peito. Seus irmãos se libertariam de vez daquela grade. Seria aquilo coisa de acreditar?

(...)O cego fica à porta como se lhe doesse entrar. Parece triste como água num poço. Uma mão sobre o ombro o assusta. Reconhece o rosto. É um ex-preso que entende ver, em último relance, o lugar onde tanto sofrera.
   - Mataram Lourenço?
   - Nós matámos o pide preto.
   - Então quem matou o branco?
   - Cada qual mata o da sua raça.
  
   E o preso, sem mais, se extingue no escuro do corredor. O cego fica só, com essa dúvida moendo-lhe a mente. Quem matara Lourenço de Castro? Por momentos, naquele silêncio de tumba, lhe pareceu reconhecer um aroma familiar. É aroma de mulher. Num instante, as memórias se avalancham. Passam Custódio, Marcelino, Dona Graça, os idos e revindos, cores antigas que agora se revertiam em sons. Das lembranças emerge uma indefinível voz que murmura o que ele, no momento, deve executar.
   André Tchuvisco vai à arrecadação da prisão, traz uma lata de tinta branca e um velho pincel. E com amplos gestos ele espalha demãos sobre a parede. A cada pincelada, a paisagem do quarto se lava. Não há sangue, não há desordem. Não é só o morto que se esvai: a própria morte desvanece. O cego sente que os seus olhos se tornam mais inundáveis. Como se abrisse um imenso pátio onde toda a luz se espraiasse. E sente que a prisão, a cada pincelada, se vai dissolvendo, a pontos de total inexistência. Como se o pincel que empunhasse fosse areia, na mão do vento, apagando pegadas no deserto.


MIA COUTO
in "Vinte e zinco",
Prémio Camões 2013




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...