Mark Zuckemberg, Bill Gates e Tim Cook são algumas das personalidades que entraram na brincadeira que visa arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
O
desafio do ALS - Ice Bucket Challenge (Desafio do balde de gelo), onde a pessoa
deve derramar um balde de água fria sobre a cabeça e desafiar outras a fazerem
o mesmo, ganhou força nos últimos dias na internet e já fez celebridades se
molharem em prol da ação. O cantor Justin Timbarlake, o co-fundador do Twitter
Dick Costolo e até o criado do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgaram vídeos em
que aparecem levando um banho de água fria para colaborar com a causa.
A
campanha foi criada para arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose
Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig e doença
de Charcot. Quem aceitar a tarefa deve indicar mais três pessoas para entrar na
brincadeira, caso contrário ela deve doar U$100 à ALS Foundation.
Depois o criador da Microsoft aderiu e publicou um vídeo humorístico,
mostrando como é que se faz. "Eu quero aceitar o desafio e fazer melhor do
que já foi feito. Vocês, amigos, têm 24 horas para cumprir ao desafio ou fazer
o donativo à ALS Foudation, ou ainda ambas as coisas",acrescentou.
O
“ice bucket challenge” nasceu nos Estados Unidos e representa um ato de cariz
solidário. A ideia, à data, passava por angariar donativos para tratar uma
criança com cancro. Os vídeos divertidos eram o chamariz. O uso desmedido da
prática abafou o cariz humanitário desta, mas não por completo. Foi com esta
intenção que Zuckerbeg, entre outros, aceitou o desafio. O seu objetivo
principal é ajudar a associação ALS a angariar dinheiro para pacientes e
investigadores da esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida
por doença de Lou Gehrig.
A
iniciativa chegou também a várias celebridades, como as atrizes e atores Elizabeth Banks
e Jennifer Morrison, Jimmy Fallon, Martha Stewart, Matt Lauer e Matt
Harvey. O presidente dos EUA, Barack Obama, foi igualmente desafiado. Mas, em
vez de se molhar à frente de terceiros, optou por fazer uma doação em dinheiro.
A
mobilização trouxe bons resultados para a causa. De acordo com a ALS, entre os
dias 29 de julho e 12 e agosto foram arrecadados US$ 4 milhões em doações. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado a entidade tinha recebido US$
1,1 milhão de dólares. Mais de 70 mil novos doadores entraram na associação. Mas para colaborar com a campanha é preciso entrar no site da organização.
Em
Portugal, quem quiser participar ou fazer qualquer doação semelhante à de Mark
Zuckerbeg, pode fazê-lo.
Os
contactos são:
Associação
Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica
Telefone:
213 861 482
E-mail:
apela.geral@sapo.pt
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