segunda-feira, julho 21, 2014

MESTRE BAGUINHO, O SAPATEIRO POETA DA MOURARIA







A nossa Lisboa tem surpreende-nos em cada momento. E esta é mais uma das suas surpresas deliciosas.

Em pleno bairro da Mouraria, mais precisamente no número 50 da rua dos Lagares, Fernando Baguinho, de 80 anos feitos no Dia de Portugal, exerce a sua profissão desde os 8 anos. A sua vida seria um mote constante para um mais um fado deste bairro. A tristeza, morte e miséria perseguiram-no sempre desde a mais tenra idade, mas também lhe deram forças para se erguer na vida e vencer na sua profissão.

«Fui aprender a profissão num vão de escada da Av. Almirante Reis, como moço de recados. Foram tempos muito duros, e só não morremos de fome, graças à sopa dos amigos. Levava todos os dias uma chapinha de metal para trazer sopa e pão para a famíla. Era a única coisa que comíamos durante o dia. Era só eu que trabalhava. Naquela altura, ganhava 15 tostões por dia e 9 escudos por semana»

O discurso é interrompido pela chegada de um velho amigo António, que lhe foi meter o boletim para do euromilhões neste espaço mágico, a loja de Fernando Baguinho. A esperança é a última a morrer. 

A loja lembra uma casa-museu, onde Lisboa Antiga permanece intocável e firme no tempo, com as suas molduras, quadros e gravuras de gentes e espaços que outrora deram vida a esta cidade. Todos eles feitos com recortes de papel e cola de sapateiro, ilustrados  com quadras e frases suas:

"SAPATEIROS"

Os catedráticos das profissões
Candidatos ao Prémio Nobel
Têm fama de aldrabões
Mentirosos e sucateiros
Mas quais são as profissões
Que não têm sapateiros"


Baguinho, uma alcunha que lhe deram 
por ser pequenino, adora Lisboa e o bairro que o viu crescer.
Mestre Baguinho, um sapateiro poeta da Mouraria, a trabalhar 
"até quando Deus quiser"...




1 comentário:

artista sem pena disse...

Parece ser uma grande figura!
E nem aparenta a idade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...