sexta-feira, maio 02, 2014

Papa Francisco, na Presença do Papa Emérito Bento XVI, Leva Dois Outros Papas ao Altar: João Paulo II e João XXIII






João Paulo II e João XXIII , declarados santos.

"Estes foram dois homens de coragem ... Viveram trágicos acontecimentos do século (XX), mas não foram oprimidos por eles. Para eles, Deus era mais poderoso, a fé era mais poderosa e deram testemunho diante da Igreja e do mundo da bondade e misericórdia de Deus", afirmou Francisco no seu discurso na proclamação destes dois novos santos, seus antecessores na cátedra papal, e que agora a sua mão coloca nos altares do mundo católico.


Enquanto ambos foram amplamente reverenciados, também houve críticas acerca da rápida canonização de João Paulo II, que morreu apenas nove anos atrás. Grupos que representam vítimas de abuso sexual por padres católicos também disseram que ele não fez o suficiente para erradicar um escândalo que surgiu no final do seu pontificado e que tem pairado sobre a Igreja desde então.

A controvérsia, no entanto, não afastou os fiéis católicos. O Vaticano disse que mais de 500 mil pessoas lotaram a área da basílica enquanto outros 300 mil assistiram ao evento em grandes écrans de televisão espalhados por toda a Roma.


João XXIII, um italiano um muitas vezes conhecido como o "Papa Bom" por causa de sua personalidade acessível e aberta, morreu antes do Concílio Vaticano II encerrar os trabalhos em setembro de 1965. 

Mas com este Concílio, a sua iniciativa deu início a uma das maiores reformulações da Igreja nos tempos modernos. 



O Conselho acabou com o uso do latim na missa, trouxe o uso da música moderna e abriu o caminho para os desafios à autoridade do Vaticano.

Já João Paulo II continuou muitas das reformas, mas apertou o controle central. Condenou teólogos renegados e pregou uma linha mais rigorosa sobre questões sociais, como a liberdade sexual. Foi o Papa Peregrino, o Papa que levou a Igreja Católica aos quatro cantos do mundo.
Um papa carismático,  foi ainda criticado por alguns como um rígido conservador, mas a adoração pública que despertou foi evidenciada por multidões, cujos gritos de "santo subito!" (santo já) durante o seu funeral em 2005, levaram à concretização da  mais rápida declaração de santidade da história moderna.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...