quinta-feira, setembro 05, 2013

"O MORDOMO", UM SÉRIO CANDIDATO AOS PRÓXIMOS "ÓSCARES"...








"O Mordomo" (The Butler), conta a história da vida de Eugene Allen, um mordomo que, ao longo de três décadas, serviu  sete ex-presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca. Com direção de Lee Daniels, tem um elenco com nomes como Oprah Winfrey, Lenny Kravitz e Mariah Carey, entre outros.

Forest Whitaker interpreta Cecil Ganes, papel baseado em Allen, um funcionário que começa no nível mais modesto e se aposenta, 34 anos depois, como o chefe dos mordomos, o cargo mais alto na hierarquia da Casa Branca. Na vida real, Allen deixou o serviço em 1986 e faleceu em 2010, aos 90 anos.


Winfrey faz o papel de Gloria, mulher de Cecil, e David Oyewolo é Louis, filho do casal. Entre os personagens históricos estão os ex-presidentes norte-americanos Richard Nixon (John Cusack), Dwight Eisenhower (Robin Williams), John F. Kennedy (James Marsden) e Lyndon Johnson (Live Schreiber), além de Martin Luther King Jr. (Nelsan Ellis), Jackie Kennedy (Minka Kelly) e Nancy Reagan (Jane Fonda).

Alan Rickman, Liev Schreiber, Melissa Leo, Vanessa Redgrave, Terrence Howard e Alex Pettyfer também fazem parte do elenco do filme, cuja estreia teve lugar  no dia 18 de outubro deste ano, nos Estados Unidos. 

O realizador retrata em particular o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, enquanto o mordomo observa discretamente esses debates que afectam a comunidade, os amigos e os filhos.


“Fiz este filme porque era a história de um pai e de um filho. Eu e o meu filho tínhamos zangas e recordei os conflitos entre mim e o meu pai, quando eu era jovem. Quis fazer uma história de amor entre um pai e um filho no contexto do movimento dos direitos civis”, esclareceu Lee Daniels, o realizador. E adiantou ainda:“Penso que o filme transmite também que há várias formas de lutar pela justiça social". O filme aborda ainda outros aspetos, comuns a muitas famílias, como os filhos a crescerem e a dizerem aos pais "que vão seguir o seu próprio caminho”...

“O mordomo” chega às salas de cinema portuguesas a 5 de setembro, com a  banda sonora do músico português Rodrigo Leão, artista de inegável qualidade.





FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO: 
Lee Daniels

PRODUÇÃO:
Pamela Oas Williams
Laura Ziskin
Lee Daniels
Buddy Patrick
Cassian Elwes
Elizabeth Destro

ARGUMENTO:
Danny Strong

ELENCO:
Forest Whitaker
Oprah Winfrey

BANDA SONORA
Rodrigo Leão
Elisa

ESTÚDIOS:
Laura Ziskin Productions
Windy Hill Pictures

DISTRIBUIÇÃO:
The Weinstein Company

DATA DE REALIZAÇÃO:
16 de Agosto de 2013

DURAÇÃO: 132 minutos

PAÍS: Estados Unidos

LÍNGUA: Inglês 





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...