quarta-feira, dezembro 05, 2012

FRAGMENTOS DE MÚSICA (Parte II) - Fédéric Chopin (1810-1849)









«...Chopin, génio da Música, irradia
Nos "Prelúdios" sem par, sua grandeza.
Neles, palpita o hausto criador,
Que impulsionou as estrelas, nas alturas,
E diviniza o Homem, pelo amor...»
(Escudero Pires in "Overture")







Frédéric François Chopin também chamado Fryderyk Franciszek Chopin nasceu na aldeia de Zelazowa, Ducado de Varsóvia,  em 1 de março de 1810, filho de mãe polaca e pai francês-expatriado. Teve mais três irmãs, sendo o único filho varão. Não se conhece qualquer certidão do seu nascimento. 

Chopin, tocando no Hotel Lambert, em Paris (Teofil Kwiakowski, 1849-1860)

Foi um pianista polaco radicado em França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. A sua técnica refinada e a harmonia da sua elaboração são historicamente comparadas com as de outros génios da música, como Beethoven e Mozart, assim como a duração da influência da sua música até aos dias de hoje.


Considerado como uma criança prodígio na sua terra natal, Chopin deixou para sempre a Polónia aos vinte anos de idade. Em Paris fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada ao seu nome, Frédéric-François. De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George-Sand (pseudónimo de Amantine Aurore Lucile Dupin). Sempre com a sua saúde fragilizada, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose.

1-Justina Chopin, mãe de Chopin                 2.Nikolaj Chopin, pai de Chopin                      3-Maria Wodzinska, noiva de Chopin


Toda a obra de Chopin existente inclui o piano, que assume um papel predominante como instrumento solo, e um pequeno número de obras para vários conjuntos, incluindo um segundo piano, violino, violoncelo, voz e orquestra. As suas obras de que se tem conhecimento atingem o número de 264, consideradas na sua maioria um repertório essencial para piano. Sendo que se admite a perca de alguns manuscritos e partes da sua infância ao longo dos tempos.Na maioria das vezes, a sua música é tecnicamente exigente, mas, no geral, o seu estilo enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico. 


Chopin inovou com novas formas musicais, como a balada, e introduziu inovações significativas nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso, e o prelúdio. As suas obras são citadas como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. 


1- Casa onde Chopin nasceu, no Ducado de Varsóvia   2-Casa onde Chopin viveu entre 1817 e 1827     3- Museu Chopin em Varsóvia  

Mas também se inspirou nas fugas e prelúdios de Bach. Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista ao misturar na sua música elementos eslavos. Hoje as suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música nacional polaca. Foi a irmã mais velha de Chopin, Ludwika, quem deu as primeiras aulas de piano a Chopin, e posteriormente sua mãe. O talento musical de Chopin imediatamente se evidenciou, começando a ser apelidado como "segundo Mozart". Aos sete anos já era autor de duas polonesas (sol menor e si bemol maior).

O prodígio foi destacado nos jornais de Varsóvia, e o "pequeno Chopin" tornou-se uma atração dos salões da aristocracia da capital. Foi esta a altura em que começou a dar concertos públicos de caridade. E foi com oito anos  que apareceu em público, pela primeira vez, como pianista. Em 2 de novembro de 1830, Chopin deixou Varsóvia para dar concertos na Europa Ocidental. Nunca mais regressou à Polónia. Após digressões por várias cidades europeias, como Munique, Estugarda, chegou a Paris em setembro de 1831, cidade que foi o local de eleição para a sua radicação. 

1- Joahn Sebastien Bach                                     3- George Sand                                             3- Brahms        

No ano de 1836, Chopin tornou-se noivo de uma jovem polaca de 17 anos, Maria Wodzinska, cuja mãe insistiu para que o compromisso fosse mantido em segredo. No ano seguinte, o compromisso foi cancelado pela sua família.

Também neste ano de 1836, numa festa organizada pela condessa Marie Agoult, amante do compositor Franz Liszt, Chopin conheceu Armandine-Aurore-Lucile Dupin, baronesa Dudevant, mais conhecida pelo pseudónimo de George Sand. Foi uma escritora romântica francesa, conhecida pelos seus inúmeros casos amorosos com Mérrimé, Alfred de Musset, o seu secretário Alexandre Manceau e até outros, incluindo a atriz Marie Durval.


1-Retrato de Chopin, conjunto com retrato de George Sand (3), de que Chopin não gostava (Charpentier,1835)
2- Único retrato conhecido de Chopin (Bisson-1849)    

Inicialmente Chopin não se sentiu atraído por ela. "Algo nela me repele", disse a sua família. Mas Sand, profundamente apaixonada por Chopin, procurou todos os meios para conseguir desligar Chopin da sua antiga namorada, Maria Wodzinska. Logo que alcançou os seus objetivos, iniciou aquela que viria a ser a sua turbulenta e polémica relação com Chopin. Relação esta que veio a terminar em 1847, ao fim de dez anos e após diversos problemas familiares, que envolveram a filha de George Sand e o jovem escultor Jean Clesinge.


Por esta altura já a saúde de Chopin se encontrava extremamente debilitada, devido aos invernos frios, tendo tido mesmo que ser tratado em Espanha e aí permanecer por alguns anos. Este foi  um dos períodos mais produtivos da sua vida, em que compôs mais trabalhos. Entre eles conta-se a Polonesa em lá bemol maior, Op.53 "Heróica", uma das suas peças mais famosas.


1-Monumento a Chopin em Varsóvia  2- Pilar da Igreja de Santa Cruz, Varsóvia, em cujo cofre se encontra
o coração de Chopin      3- Túmulo de Chopin em Varsóvia

Em 1948 Chopin deu o seu último concerto em Paris, visitou a Inglaterra e Escócia e, regressando no ano seguinte a França, tornou-se incapaz de ensinar e de se apresentar. Foi a sua irmã Ludwika quem o assistiu e cuidou no apartamento da Praça Vendôme, até à sua morte, que ocorreu no dia 17 de outubro de 1849.

Depois do amanhecer, Clesinger fez a sua máscara fúnebre e o molde das suas mãos. De acordo com a vontade de Chopin e disposições que deixou, o seu coração foi retirado, devido ao medo de ser enterrado vivo. A sua irmã depositou-o numa urna de cristal selada, com congnac, destinada a Varsóvia. O coração permanece, até hoje, lacrado dentro de um pilar da Igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, sob uma incrição do Evangelho de São Mateus, 6:21: "onde está o seu tesouro, também estará o seu coração" . Também pediu que durante o seu funeral fosse tocado o "Réquiem" de Mozart.

1- Máscara fúnebre de Chopin                     2- Partitura de "Berceuse"                           3- Molde da mão de Chopin

Curiosamente, o seu coração foi salvo, durante a destruição de Varsóvia pelos nazis em 1944, por um general das SS. Erich von dem Bach-Zelewski.


"Últimos Momentos de Chopin", no leito de morte, 1849-1850


Artur Rubinstein disse sobre a música de Chopin e a sua universalidade:

" Chopin fez uma revolução na música tradicional para piano e criou uma nova arte do teclado. Era um génio do encanto universal. A sua música conquista as mais distintas audiências. Quando as primeiras notas da música de Chopin soam por entre o salão do concerto, há um suspiro feliz, de reconhecimento.Todos os homens e mulheres do mundo conhecem a sua música. Gostam e são tocados por ela. No entanto, não é uma música romântica, no sentido byroniano. Não conta histórias ou quadros pintados. É expressiva e pessoal, mas ainda assim uma arte pura.
Mesmo nesta era atómica abstrata, onde a emoção não está na moda, Chopin perdura. A sua música é a linguagem universal da comunicação humana. Quando eu toco Chopin eu sei que falo diretamente para o coração das pessoas!"


Chopin no salão do Palácio Radzwill








"OCEANO" DE CHOPIN, ESTUDO Op.12 IN C MENOR ( Vladimir Horowitz):

"VALSA BRILHANTE" DE CHOPIN ( Lang-Lang):


"HERÓICA", POLONESA EM LÁ BEMOL MAIOR Op.53, DE CHOPIN (Yundi-Li):




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...