quarta-feira, novembro 28, 2012

OS PRIMEIROS PRÉMIOS "SOPHIA", DA ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA - Os "Óscares" Portugueses






 






A Academia Portuguesa de Artes e Ciências Cinematográficas, ou seja,  a Academia Portuguesa de Cinema, foi criada em 8 de julho de 2011, tendo já comemorado o seu primeiro aniversário este ano. Paulo Trancoso foi eleito em 2011, "presidente " da Academia e "Sophia" foi o nome escolhido para os prémios, em homenagem à poeta Sophia de Mello Breyner Andresen.
Troféu SOPHIA

Em junho de 2012, este ano, a Academia selecionou a lista da 2.ª fase de nomeações para as curta-metragens.

Apesar de a Academia Portuguesa de Cinema ter adiado a cerimónia da 1.ª edição dos Prémios Sophia para março de 2013, a mesma Academia decidiu antecipar esta cerimónia da primeira entrega dos Prémios Sophia na categoria Carreira, para o passado dia 26 de novembro de 2012. A cerimónia realizou-se na Cinemateca Portuguesa (Sala Félix Ribeiro), em Lisboa, e incluiu uma homenagem aos laureados: a atriz Isabel Ruth, o realizador António de Macedo e o produtor António da Cunha Telles, que colaboraram no filme "Domingo à Tarde de 1966, exibido no final da cerimónia.

 A Academia revelou as primeiras imagens do troféu que foi e será atribuído a todos os vencedores dos Prémios Sophia. Segundo o comunicado da Academia Portuguesa de Cinema, "Os Prémios Sophia 2012 têm um simbolismo especial por ser a primeira vez que é atribuído o Troféu Sophia, uma escultura estilizada de grande beleza, criada pela agência de publicidade Brandia, baseada em três elementos inspiradores: a base em forma de C, que é o próprio símbolo da Academia, as lâminas douradas que representam o glamour de um anfiteatro e finalmente a silhueta de um corpo feminino, em homenagem às musas inspiradoras do cinema.


Paulo Trancoso

A Academia instituiu os Prémios Sophia com o objetivo de distinguir o melhor do cinema português, nas categorias Melhor Carreira, Filme, Realizador, Ator e Atriz, Banda Sonora, Fotografia, Argumento Original e Adaptado, Curta-metragem e Documentário, entre outros. Estes prémios encontram paralelo nos EUA (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta) ".


Logotipo da Academia Portuguesa de Cinema

Uma organização destas pretende realmente prestigiar o cinema Português e os seus técnicos (realizadores, técnicos de som e câmara, produtores, críticos, atores, etc.), premiar a produção nacional e promover estudos e trabalhos sobre o sector, da mesma forma que os outros países o fazem.

É de facto um acontecimento histórico, que já há muitos anos se esperava ver concretizado. 2011 será assim um ano que ficará para a história do cinema português, um ano em que estearam em Portugal 28 longas-metragens (21 de ficção e 7 documentários), segundo previsão do ICA. Estes 28 filmes poderão estar em 2012 ou 2013, nomeados para a cerimónia da Academia.


Laureados do Prémio Sophia, Carreira: António Macedo (realizador), Isabel Ruth (atriz), António da Cunha Telles (produtor)
 e Paulo Trancoso (presidente da APC)


Portugal e o Cinema Português estão de parabéns.











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...