domingo, novembro 25, 2012

A MAGIA DA DANÇA (PARTE X) - "Quebra-Nozes", um Sonho de Natal...










Quebra-nozes (Nutcracker em inglês), é um bailado de magia e encantamento, com música propositadamente composta por Tchaikovsky, em dois atos, três cenas e 15 quadros, apresentados pela primeira vez em 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, sob a direção de Ricardo Drigo e coreografia de Lev Ivanov.

Primeira Apresentação de QUEBRA-NOZES, em 1892

Inspirado numa versão de Alexandre Dumas do conto de Ernst Amadeus Hoffman, Quebra-Nozes e o Rei Rato (Nussknacker und Mausekönig), com a sua música composta por Tachaikovsky entre fevereiro de 1891 e março de 1892, tornou-se num dos temas musicais de bailado mais conhecidos, assim como o próprio Quebra-Nozes, que se apresentou nos palcos de todo o mundo. MesmoTchaickovsky, no final da sua primeira apresentação, afirmou "Eu não acredito no sucesso deste bailado..."

Quebra-Nozes tornou-se, desde a sua criação, em dezembro de 1892, um verdadeiro símbolo musical. Na continuidade do romantismo de Tchaikovsky, contém algumas das peças mais vistas na televisão ou no cinema, como a Valsa das Flores, Trepak ou a Dança da Fada do Açúcar, Plum. A partitura contém muitas harmonias complexas e uma riqueza de invenção melódica e uma paleta de harmonias, sem par em qualquer outro bailado.

Dança da Fada do Açúcar (Plum Fairy)

Marcada maioritariamente pelo cunho "tchaikovskiano", se assim se puder dizer, a música do Quebra-Nozes tem harmonias ricas do pós-romântico, mas o primeiro ato tem referências estilísticas que apontam para a música do final do século XVIII, refletindo a admiração por Mozart, especialmente na Ouverture em miniatura, o Marche, as crianças Canter e a Grande Dança do Avô

O bailado conta uma história em que a fantasia e a magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, com as pernas e a cabeça de um tamanho desmesurado.

A protagonista, Clara, apaixonou-se pela sua aparência e pediu-o como presente de Natal ao seu padrinho. Assim o padrinho, Herr Dosselmeyer, fabricante de relógios,concordou: "Era precisamente para ti". Imediatamente  Clara o experimenta e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia.  

O seu irmão Fritz, que tinha observado o funcionamento do quebra-nozes, também quis usá-lo, mas escolheu as nozes maiores que havia no cesto. Então, o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão de Clara, acaba por partir um dos braços e ficar muito danificado.

QUEBRA-NOZES, Interpretação do Ballet Bolshoi

Perante as reclamações da pobre Clara, o seu pai, o juiz Stahlbaun, dá à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, sendo Fritz obrigado, como castigo, a sair para brincar com os seus brinquedos. Logo em seguida, Clara apanha do chão o braço do quebra-nozes e consola-o, abraçando-o até que ele adormeça, acabando a própria Clara por também adormecer.

Então Clara sonha que volta ao seu esconderijo onde tinha escondido o quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas que o seu padrinho Dosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde estavam os móveis, surgiram árvores gigantescas. Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara é agora um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele.

Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Atirando sapatos gigantescos contra as ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas foge rapidamente com o seu exército.

O bosque transforma-se numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num  príncipe encantador, que leva Clara até ao Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha.

Fim do 1.º Acto.


Cenário do 1.ºActo da primeira exibição de QUEBRA-NOZES,1892


Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces, pelo caminho da Limonada, onde pastéis dos reinos de todo o mundo dançam com os dois.

Depois desse sonho tão mágico e fantástico, Clara acorda e percebe que havia sonhado, e fica triste. Assim, vai despedir-se do padrinho mago, que tinha regressado a  casa na companhia do sobrinho. Então, para grande surpresa de Clara, descobre que o tal sobrinho não  é senão o príncipe Quebra-Nozes.

Fim do 2.º Acto



Cena de QUEBRA-NOZES


Este Natal, a CLASSIC STAGE orgulha-se de apresentar o bailado QUEBRA-NOZES em Portugal. 


Este magnífico bailado clássico irá certamente encantar o público português, em diversas performances da já aclamada e prestigiada companhia RUSSIAN CLASSICAL BALLET, composta por um elenco de estrelas da dança mundial.


Não duvido do encanto que será para os nossos olhos ...


Bonecas Figurantes de QUEBRA-NOZES




" NEW YORK CITY BALLET":


"ST. PETERSBURG BALLET":

NYC Ballet´s The Nutcraquer Project




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...