segunda-feira, outubro 10, 2011

YELLOWSTONE - O Alerta







O Parque de Yellowstone, localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho, é o parque nacional mais antigo do mundo. Inaugurado a 1 de março de 1872, cobre um área de 8.980 metros quadrados, situando-se a maior parte do seu território a noroeste de Wyoming. 
Parque de Yellowstone

Famoso, entre outras coisas, pelos seus geysers, pelas suas fontes termais e pela sua variedade de vida selvagem, é o centro do grande ecossistema de Yellowstone, um dos maiores ecossistemas de clima temperado ainda existentes em todo o mundo. O geyser mais famoso do mundo, o Old Faithful, encontra-se neste parque e a cidade mais próxima deste parque é Billings, no estado de Montana.

Muito antes de haver presença humana em Yellowstone, uma erupção vulcânica gigantesca projetou um volume enorme de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos Estados Unidos da América, a maioria do centro-oeste, o norte do México e algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico. Foi uma erupção muito maior do que a famosa erupção do Monte Santa Helena, em 1980. Deixou uma enorme caldeira vulcânica (70 km por 30 km) assente sobre uma câmara magmática. 

Yellowstone registou três grandes ventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640.000 anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas no planeta Terra durante este período de tempo, e são as responsáveis pelas alterações climáticas verificadas nos períodos posteriores à sua ocorrência.

Grand Geyser,  Steamboat Geyser,  Old Faithful Geyser,  Geyser Grotto
A presença humana no parque remonta a 11.000 anos. Pontas de setas fabricadas a partir de obsidiana de Yellowstone são encontradas tão longe como o vale do Mississippi, o que indica a existência de negócios entre os nativos americanos de Yellowstone e outra tribos mais a leste.

Mapa da "Zona Quente" de Yellowstone

Várias expedições à região de Yellowstone surgiram ao longo dos anos: a expedição de Lewis e Clark , em 1806, Jim Bridger em 1857 e  a do biólogo Ferdinand  Hayden conduzido pelo guia W. F. Reynolds, que não conseguiu alcançar a região do planalto, devido ao excesso de neve e às condições desfavoráveis e impeditivas que se fizeram sentir com a Guerra Civil Americana.

Mas onze anos após a sua primeira tentativa frustrada, em 1871, Hayden finalmente conseguiu condições para explorar a região, com o apoio dado pelo governo. O conjunto dos seus relatórios, de fotografias de grande formato elaboradas por William Jackson e pinturas de Thomas Moran, ajudaram a convencer o Congresso dos Estados Unidos da América a cancelar a hipótese de leilão público daquela região. E em 1 de março de 1872, o presidente Ulysses S. Grant promulgou legislativamente a criação do Parque Nacional de Yellowstone.

Grand Prismatic Spring

O Parque Nacional de Yellowstone foi designado como Reserva da Biosfera, a 26 de outubro de 1976, e em 8 de setembro de 1978 foi considerado como Património Mundial, pela UNESCO.

 Yellowstone situa-se num planalto, cuja particularidade mais interessante é a caldeira vulcânica ali existente, uma caldeira de grandes dimensões que se encontra coberta quase na totalidade por fragmentos de rocha derivados de atividade vulcânica e que mede 50 por 60 quilómetros. Dentro desta caldeira encontra-se o lago Yellowstone, o maior lago em elevação da América do Norte, situado num dos pontos "quentes" do planeta, existentes sob a crosta terrestre. É exatamente este lago que poderá ser, eventualmente, a cratera de um oculto e temido supervulcão nesta zona do globo.

Películas de bactérias termofílicas

As manifestações, fruto de atividades vulcânicas, proliferam por todo o território do parque. Mas as mais visitadas são as crateras, denominadas caldeiras e que originaram lagos térmicos e os geysers, dos quais o mais conhecido é o Old Faithful. De grande beleza visual, das 3 caldeiras a mais visitada e maior é a Grand Prismatic Spring, considerada uma das maravilhas do mundo.

Esta fonte hidrotermal, com um diametro de 90 metros, apresenta uma diversidade de cores brilhantes. As diferentes tonalidades são devidas à existência de películas de bactérias termofílicas. A zona em azul contém água a ferver e é livre de bactérias; as zonas que vão do verde ao laranja são zonas onde crescem bactérias em temperaturas sucessivamente menores.
As fotos que inseri no início desta publicação, são precisamente da Grand Prismatic Spring, e onde se pode observar perfeitamente esta sucessão maravilhosa de cores ocasionada pelas as diferentes camadas de bactérias.
Supervulcão

Mas toda esta beleza, sempre fruto de grande atividade vulcânica, vem alertar-nos para uma realidade. O Parque Nacional de Yellowstone, situa-se no cimo de uma câmara subterrânea de rocha fundida e todas estas manifestações são indiscutivelmente prova de um dos maiores vulcões ativos no mundo.

Segundo os cientistas, um "inchaço ou reservatório de magma" sob o Parque de Yellowstone tem elevado o nível do chão em 10 cms dede 2004. O que os leva a afirmar a existência de um supervulcão cuja erupção pode não estar para breve, uma vez que a acumulação do magma ainda está a 10 quilómetros sob a terra. Se fosse uma distãncia de 3 quilómetros, possivelmente breve grande parte do continente americano seria destruído e o restante globo terrestre inundado por um inverno prolongado, levando à extinção de várias espécies, pelo menos neste continente. A questão é quando isto poderá acontecer...

Lago de Yellowstone

Em 23 de janeiro de 2010, um relatório especial emitido pelo Alerta Especial de Yellowstone- USGS, informou a ocorrência de bem mais de mil terramotos nos últimos 7 dias, quatro dos quais atingiram o Parque. A evidência de forte atividade vulcânica infelizmente tem vindo a consolidar-se. Sobretudo a movimentação dos solos foi a causa da emissão de vários alertas, posteriormente silenciados a fim de se evitar o pânico das populações locais, tendo mesmo o presidente Bush, em 2006, determinado o uso do silêncio sobre o estado do Yellowstone.

Recentemente, as imagens satélite, GPS stats, e um monte de outros dados, sugerem que definitivamente Yellowstone poderá ser um problema em breve...







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...