domingo, outubro 09, 2011

PRÉMIO NOBEL 2011 - LAUREADOS



 

Ao longo da semana a Academia Real de Ciências Sueca anunciou os vencedores dos Prémios Nobel 2011, anúncio que completou hoje, com a divulgação dos laureados do Prémio Nobel de Ciências Económicas. 

Desde 1902, os prémios são formalmente entregues pelo Rei da Suécia, com a exceção do Nobel da Paz, cuja entrega continua a ser feita na cidade de Oslo, numa cerimónia presidida pelo Rei da Noruega. Os prémios são custeados pelo legado de Alfred Nobel, cujo montante atinge os 32 milhões de coroas suecas, com o intuito de distinguir aqueles que prestaram serviços à Humanidade. 

O valor de cada Prémio Nobel em cada uma das áreas, atinge o montante de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1,1 milhões de euros, uma medalha de ouro e um diploma a ser entregue durante a cerimónia dos laureados, marcada para o dia 10 de dezembro, na Suécia.

Quanto à não existência de um Nobel da Matemática, rumores dizem que se deve ao facto de Alfred Nobel ter tido um relacionamento amoroso, do qual teria sido preterido a favor de um matemático. Mas não há qualquer confirmação deste facto, e Alfred Nobel nunca foi casado.

Em 1968 o Sveriges Riksbank (banco central da Suécia) instituiu o Prémio em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, fundador do Prémio Nobel. Este prémio é baseado numa doação recebida pela Fundação Alfred Nobel, feita em 1968 pela Sveriges Riskbank, por ocasião do 300.º aniversário do Banco.
A partir de 1968, ficou acordado que não seria instituído mais nenhum prémio em nome de Alfred Nobel. 

OS LAUREADOS 2011, SÃO:                                                                                                                                                                                                           
               
                  PRÉMIO NOBEL DA PAZ:


É atribuído a 3 mulheres: Ellen Johnson Sirleaf, Presidente da Libéria,Leymah Gbowee, ativista liberiana e Twakkul Karman, política do Iémen e ativista pelos direitos humanos. De acordo com o Comité norueguês, as três mulheres são reconhecidas pela «sua luta pacífica pela segurança das mulheres e pela defesa dos direitos humanos das mulheres na plena participação da construção da paz».


PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA:

É atribuído a 3 cientistas, todos eles nascidos nos EUA. Saul Perlmutter, investigador do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, Brian Schmidt, da Australian National University e Adam Riess, investigador do Space Telescope Institute, em Baltimore.
Estes três cientistas descobriram através da observação de supernovas distantes, que o universo está a expandir-se a uma velocidade acelerada.


PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA:


Este prémio também é atribuído a 3 cientistas, ao norte-americano Bruce Beutler, Presidente do Departamento de Genética do Scripps Research Institute, ao luxemburguês Jules Hoffmann, membro do Conselho de Administração do National Center of Scientific Research, em França, e ao canadiano Ralph Steinman, Professor da Universidade de Rockfeller. Bruce Beutler e Jules Hoffmann são reconhecidos pelo trabalho desenvolvido que conduziu à descoberta relacionada com a ativação de imunidade inata. Quanto a Ralph Steinmann, é laureado pelo trabalho que culminou com a descoberta das células dendríticas e o seu papel na imunidade adaptativa.
A notícia da morte deste cientista só foi conhecida no dia seguinte ao da sua nomeação para o Nobel. Nem a universidade, nem a Fundação Alfred Nobel tinham conhecimento da morte de Ralph Steinmann, nem tão pouco que ele lutava, há 4 anos ,contra o cancro do pâncreas.

          PRÉMIO NOBEL DA ECONOMIA:

É o prémio que só hoje foi divulgado. É atribuído a dois cientistas norte-americanos, ambos docentes nos EUA.

Thomas Sargent e Christopher Sims, são galardoados pelas «suas pesquisas empíricas sobre a causa e efeito na macroeconomia», anunciou a Academia Sueca das Ciências.
PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA:

O Prémio Nobel da Literatura 2011 é atribuído a Tomas Tranströmer, «porque, através das suas imagens condensadas e translúcidas, dá-nos acesso à realidade», indica o Comité Nobel. Tomas Ttranströmer é um dos mais importantes poetas suecos, com milhares de livros vendidos na Suécia e trabalhos traduzidos em mais de 50 línguas.



PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA:

É atribuído ao israelita Dan Schechtman, do Instituto Technion, em Israel, pela descoberta dos quase-cristais. Contrariando a ciência até então estabelecida, em 1982 o investigador descobriu que os átomos nos quase-cristais apresentam um padrão regular que nunca se repete. Com esta descoberta o laureado alterou de forma fundamental a maneira como os químicos concebem a matéria sólida.







Estes foram os laureados com os Prémios Nobel 2011, segundo a escolha da Real Academia Sueca.
Concordando ou não, vamos aguardar, porque no ano que vem haverá mais...






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...