domingo, fevereiro 27, 2011

É CARNAVAL!...NINGUÉM LEVA A MAL!







Já é do conhecimento de todos nós que o Carnaval foi um tempo de festividade inicialmente concedido  aos cristãos, pela igreja Católica, como tempo de preparação para a Quaresma, que se prolonga pelo período de quarenta dias, em memória dos quarenta dias de jejum e oração que Jesus Cristo passou no deserto.


Carnaval no Funchal
Todavia a origem do nome Carnaval é disputada. Italianos sugerem que  o nome vem do italiano "carne levare", que significa "retirar a carne", já que a carne é proibida durante a Quaresma. Outros afirmam que vem da expressão latina "carne vale", que significa adeus à carne, enfim, ainda outras explicações haverá, certamente, mas estas parece serem aceites como as mais prováveis.

Embora  parte integrante do calendário cristão, especialmente nas regiões católicas, algumas tradições do Carnaval parecem datar de tempos pré-cristãos: os antigos festivais romanos Saturnália e  Bacanais, parece terem sido absorvidas pelo Carnaval italiano. Muitos costumes carnavalescos locais são baseados em rituais locais pré-cristãos , como se verifica no carnaval germanico.


Sabe-se também, que na Itália medieval, durante o Carnaval, já se realizavam desfiles e bailes de máscaras. O Carnaval de Veneza foi durante muito tempo o carnaval mais famoso, difundindo-se  posteriormente para as nações católicas de Portugal, Espanha e França. De França, espalhou-se para a Alemanha, França e América do Norte. De Espanha e Portugal, com a colonização católica, chegou ao Caribe e América Latina.

Os carnavais mais conhecidos são em França, o Carnaval de Nice, em Itália, o de Viareggio e de Veneza, entre nós os Carnavais de Loulé, Torres Vedras e Funchal. Mas o rei dos carnavais é, sem dúvida, o Carnaval Brasileiro que ocorre no Rio, na cidade da Baía, Pernambuco, S. Paulo e no Recife.


Carnaval de Veneza

O Carnaval no Brasil é uma grande parte da cultura brasileira e é referido pelos brasileiros como o "Greatest Show on Earth". O espectáculo carnavalesco que ocorre no Sambódromo, com o desfile das Escolas de Samba, é considerado o maior do tipo, no mundo. Conhecido por  "Um dos maiores espectáculos da Terra", todos os anos atrai milhões de turistas de todo o mundo, que vêm participar  e apreciar o grande "show".

As Escolas de Samba são grandes, entidades sociais com milhares de membros e um tema para a sua música e desfile de cada ano. Os turistas podem participar do desfile e da dança de qualquer das Escolas no Sambódromo, tendo para isso que comprar o fato e pagar uma participação. O preço pago é utilizado para o turista e para as pessoas que não podem pagar.

Carnaval do Rio de Janeiro



Além das Escolas de Samba existem ainda os Blocos, que são geralmente pequenos grupos também com um tema definido no seu samba,  usualmente sobre a situação política actual. Existem mais de 200  Blocos no Rio de Janeiro. Restam ainda as Bandas de samba, que são bandas musicais, com características próprias de cada bairro.

Para terminar, adicionei à mensagem imagens que procurei serem elucidativas dos Carnavais mais emblemáticos. Não sei se o consegui, mas como é Carnaval...Ninguém  leva a mal!...










E façam o favor de fazer a vontade ao Rei Momo: divirtam-se!



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...