terça-feira, abril 23, 2013

CORPOS ESCULPIDOS - As Imagens Hiperrealistas de RON MUECK










A Fundação Cartier, de Paris, surpreendeu-nos nesta segunda feira com uma nova exposição do artista hiperrealista australiano Ron Mueck e as suas figuras humanas reproduzidas no mais ínfimo dos pormenores. Nela é possível admirar esculturas em que o artista "brinca" com as dimensões dos corpos humanos esculpidos de modo excessivamente realista, retratados com uma crueza que não deixa ninguém indiferente.


Ron Muek, nasceu em 1958 em Melbourne, Austrália, mas exerce a sua atividade na Grã-Bretanha. Este escultor utiliza efeitos cinematográficos especiais para criar obras de arte: são incrivelmente realistas e podemos afirmar que, se não fosse o tamanho das suas esculturas, facilmente seriam confundidas com pessoas reais.


No início da sua carreira, foi fabricante de marionetas e modelos para a televisão e filmes infantis, nomeadamente no filme Labyrinth. Mueck criou a sua própria companhia em Londres, trabalhando para a indústria de publicidade. Embora detalhados ao pormenor, estes adereços destinados aos mídia, eram geralmente fotografados apenas de um ângulo específico. Mas Mueck ambicionava produzir esculturas cada vez mais realistas em todos os pormenores.


Em 1996, Mueck colaborou com a sua sogra, a famosa pintora portuguesa Paula Rego, na produção de pequenas figuras como parte de um quadro que Paula Rego exibiu na Hayward Gallery. Paula Rego apresentou o genro a Charles Saatchi, diretor da galeria, que imediatamente ficou impressionado com as obras de Mueck. Nesta altura, Mueck produziu a obra que o tornaria famoso, Pai Morto, e que no logo no ano seguinte seria incluída no show do Royal Academy. Pai Morto é feito numa mistura de pedra e silicone e representa o pai de Mueck numa escala reduzida a dois terços do seu tamanho real. É também o único trabalho em que o escultor utiliza o seu próprio cabelo como acabamento da obra.


As suas esculturas reproduzem fielmente os detalhes do corpo humano, mas Ron Mueck serve-se das suas dimensões para produzir imagens desconcertantemente visuais. Com cinco metros de altura, a sua escultura Boy, de 1999, foi exposta na Bienal de Veneza.

Tendo exposto em diversos países, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, a maior exposição das suas obras teve lugar na sua cidade natal, Melbourne, em abril de 2010, na Galeria Nacional de Vitoria.





Mas nada como olhar e apreciar o que nos parece um estranha e original forma de arte...





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...